PS5 e Xbox Series X vão trazer aumentos para as placas gráficas!


Por em

A chegada das consolas de nova geração é sem dúvida uma excelente notícia para o mundo dos videojogos. Afinal de contas, com o novo hardware, vamos ver uma melhoria gráfica em toda a escala. Especialmente no mundo do PC Gaming, que apesar de contar com hardware superior, ainda sofre bastante devido ao facto das consolas serem quando sempre a plataforma base para o desenvolvimento dos projetos.

Dito isto, parece que a chegada da PlayStation 5 e Xbox Series X vai trazer um problema para o PC… É que as placas gráficas vão aumentar de preço no início do ciclo de vida das consolas de nova geração.



PlayStation 5 e Xbox Series X vão trazer aumentos de preço para as placas gráficas!

ps5

Portanto, parece que as placas gráficas da AMD, NVIDIA e Intel (que está prestes a chegar ao mercado de placas dedicadas), vão ficar um pouco mais caras em 2020 devido à escassez de memória DRAM no mercado de componentes.

Ou seja, é bem provável que a chegada das novas consolas faça com que os preços da memória GDDR suba um pouco no primeiro trimestre de 2020 (~5%). Isto porque é um tipo de memória mais sensível às flutuações na procura.

Um fenómeno que já começou com a grande aposta da NVIDIA em placas RTX e GTX. Bem como a AMD que também decidiu abandonar os seus esforços na memória HBM para apostar na memória GDDR6. Em suma, este tipo de memória está a ser alvo de uma procura bastante significativa, o que irá resultar num aumento de preço.

Especialmente agora que tanto a NVIDIA como a AMD também começaram a apostar neste tipo de memória super rápida nas gamas médias de placas gráficas como as GTX 16 e Radeon RX 5500.

Além disto, como deve saber, as consolas de nova geração também irão utilizar uma quantidade enorme de memória GDDR6! Aliás, tanto a Sony como a Microsoft irão utilizar mais memória em cada consola, do que a grande maioria das placas gráficas hoje em dia no mercado que têm entre 4GB e 8GB.

Assim, apesar da produção aumentar em 15% num esforço coletivo da Samsung, SK Hynix e Micron. Ainda não sabemos se irá ser o suficiente para dar resposta à iminente explosão de procura… Até porque a NVIDIA e AMD já estão a preparar a próxima geração de placas gráficas para 2020, o que poderá meter ainda mais achas na fogueira.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured, Hardware, Jogos

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Bicicletas e trotinetes elétricas continuam proibidas em Nova Iorque

A Huawei acusou o Wall Street Journal de publicar Fake News!

Seguinte