Inicio Especiais PS5 e Xbox Series X vão trazer aumentos para as placas gráficas!

PS5 e Xbox Series X vão trazer aumentos para as placas gráficas!

A chegada das consolas de nova geração é sem dúvida uma excelente notícia para o mundo dos videojogos. Afinal de contas, com o novo hardware, vamos ver uma melhoria gráfica em toda a escala. Especialmente no mundo do PC Gaming, que apesar de contar com hardware superior, ainda sofre bastante devido ao facto das consolas serem quando sempre a plataforma base para o desenvolvimento dos projetos.

Dito isto, parece que a chegada da PlayStation 5 e Xbox Series X vai trazer um problema para o PC… É que as placas gráficas vão aumentar de preço no início do ciclo de vida das consolas de nova geração.



PlayStation 5 e Xbox Series X vão trazer aumentos de preço para as placas gráficas!

placas gráficas!

Portanto, parece que as placas gráficas da AMD, NVIDIA e Intel (que está prestes a chegar ao mercado de placas dedicadas), vão ficar um pouco mais caras em 2020 devido à escassez de memória DRAM no mercado de componentes.

Ou seja, é bem provável que a chegada das novas consolas faça com que os preços da memória GDDR suba um pouco no primeiro trimestre de 2020 (~5%). Isto porque é um tipo de memória mais sensível às flutuações na procura.

Um fenómeno que já começou com a grande aposta da NVIDIA em placas RTX e GTX. Bem como a AMD que também decidiu abandonar os seus esforços na memória HBM para apostar na memória GDDR6. Em suma, este tipo de memória está a ser alvo de uma procura bastante significativa, o que irá resultar num aumento de preço.

Especialmente agora que tanto a NVIDIA como a AMD também começaram a apostar neste tipo de memória super rápida nas gamas médias de placas gráficas como as GTX 16 e Radeon RX 5500.

Além disto, como deve saber, as consolas de nova geração também irão utilizar uma quantidade enorme de memória GDDR6! Aliás, tanto a Sony como a Microsoft irão utilizar mais memória em cada consola, do que a grande maioria das placas gráficas hoje em dia no mercado que têm entre 4GB e 8GB.

Assim, apesar da produção aumentar em 15% num esforço coletivo da Samsung, SK Hynix e Micron. Ainda não sabemos se irá ser o suficiente para dar resposta à iminente explosão de procura… Até porque a NVIDIA e AMD já estão a preparar a próxima geração de placas gráficas para 2020, o que poderá meter ainda mais achas na fogueira.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Hoje ficámos a saber mais sobre o ecrã do Galaxy S21 Ultra!

Um analista muito conhecido do mundo Samsung acabou de partilhar alguma informação acerca do ecrã que irá chegar ao mercado pelas mãos do Galaxy...

AMD Radeon RX 6800 XT: a nova pedra no sapato da Nvidia!

Como se costuma dizer a AMD colocou toda a carne no assador. Dito isto, hoje já demos destaque à AMD Radeon RX 6900 XT....

AMD Radeon RX 6900 XT: a derradeira arma contra a Nvidia!

A AMD Radeon RX 6900 XT foi oficialmente anunciada. Na prática representa a maior arma da AMD contra a rival Nvidia e uma bela...

Galaxy Watch Active 2 recebe mais uma prenda do Galaxy Watch 3

A Samsung lançou um novo update para o Galaxy Watch Active 2 e o aspeto interessante é que chega com mais uma funcionalidade do...

O iPhone 12 tem carregamento inverso… Mas é só para a Apple!

Ao que tudo indica, os novos iPhone 12 têm mesmo a capacidade de carregar outros aparelhos sem fios. Informações que chegam agora à Internet...