PS5 e Xbox Series S/X: Quantos anos vão durar?

Antes de mais nada, temos de assumir que esta geração de consolas não é normal! Porque… Bem… Caso não se lembre, tanto a PlayStation 5 como as duas consolas da Microsoft (Xbox Series S e X) foram lançadas durante a pandemia de COVID-19. O que não só afetou a produção do hardware, como também do software (jogos) para toda a nova geração.

É exatamente por isso que as vendas apenas começaram a estabilizar no final de 2022 e início de 2023, e claro, também foi por isso que muitos dos jogos que deveriam estar apontados à “nova geração”, chegaram também à geração anterior (PlayStation 4 e Xbox One).

De forma muito resumida, os estúdios de desenvolvimento não conseguiam desenvolver, e as linhas de produção não conseguiam produzir. Assim, graças à combinação destes dois fatores, temos agora uma geração de consolas que… Bem… Nunca impressionou, e muito provavelmente nunca vai impressionar.

É verdade que temos tempos de loading mais curtos, temos gráficos um pouco melhores, entre outras coisas. Mas… As coisas são assim tão diferentes relativamente à geração anterior? Acredito muito honestamente que não.

Porém, como as coisas começaram de forma muito lenta, e é preciso rentabilizar todos os investimento, é muito provável que a atual geração de consolas dure mais anos do que aquilo que a Sony e Microsoft previam.

- Advertisement -

PS5 e Xbox Series S/X: Quantos anos vão durar?

ps5, xbox, ps6, sony, microsoft
Microsoft Xbox Series X e Playstation 5

Portanto, como a tecnologia está a evoluir a um ritmo incrível, especialmente no lado das placas gráficas, mas também no lado da Inteligência Artificial, seria expectável que esta geração de consolas fosse a mais curta dos últimos anos, de forma a permitir que existisse um salto geracional realmente incrível em 2026, ou o mais tardar em 2027.

Curiosamente, até tivemos alguns rumores a apontar para uma Microsoft extremamente interessada em chegar primeiro ao mercado, para tentar dar a volta à situação que vive neste momento.

Mas, segundo novas informações, que têm chegado ao mercado no meio de toda a controvérsia de uma Microsoft pronta a mudar de estratégia, o foco da gigante Norte-Americana não parece estar no hardware, mas sim na rentabilização do seu software. Sendo exatamente por isso que ainda nem sequer tem um acordo assinado para a produção de chips para a sua nova geração de consolas.

Ou seja, todos os rumores a apontar para uma Xbox Next em 2026… São obviamente uma treta!

Dito tudo isto, muito honestamente até acho que nem deveriam existir consolas Pro ou Elite nesta geração, para permitir que ambas as gigantes do mundo das consolas de sala se focassem naquilo que vem a seguir, para finalmente levar o mundo dos videojogos para um nível completamente diferente.

Mas… Não é isso que vai acontecer! Ao que tudo indica, a Sony vai lançar uma PS5 Pro ainda durante este ano de 2024, e pelos vistos, também existe a possibilidade de lançamento de uma Xbox Series X Elite mais ou menos ao mesmo tempo. Tudo porque os planos de lançamento para a geração seguinte parecem estar apontados para o final de 2027, ou se calhar até mais provável que isso, meados de 2028.

Isto significaria um ciclo de vida de cerca de 8 anos para ambas as consolas.

Porquê tanto tempo?

É preciso rentabilizar todo o investimento que foi feito em desenvolvimento, e na produção de todos os componentes. Além disso, é também preciso perceber o que está a mudar, e como é que as consolas poderão funcionar num futuro muito próximo.

O IA começa a fazer das suas no mercado, mas é ainda muito cedo para perceber que tipo de impacto realmente vai ter no nosso dia-a-dia, especialmente no lado dos videojogos.

Aliás, existe uma razão para o IA que começa a aparecer agora no mundo mobile ser quase todo ele processado na Nuvem. O hardware atual ainda não está preparado!

Por isso, é muito provável que tanto a Sony como a Microsoft queiram esperar um pouco com as suas parceiras (AMD e possivelmente Intel), para chegarem ao mercado com algo realmente pronto para o futuro dos jogos.

Antes de mais nada, o que está a achar desta geração de consolas? Mais do mesmo? Revolucionou? Já está numa de esperar pela próxima geração? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.