(PS5) O GPU da consola da Sony é apoiado por hardware superior!

Muito se tem falado acerca das potencialidades da PS5 e Xbox Series X, especialmente agora que sabemos que o GPU da solução da Sony é significativamente superior ao que a Sony decidiu implementar na sua consola de nova geração. No entanto, as especificações finais de ambas as consolas não contam toda a história… É que pelos vistos, toda a conversa de várias personalidades da indústria a elogiar a PlayStation 5, pode mesmo ter um fundo de verdade.



(PS5) O GPU da consola da Sony vai ter o suporte de hardware superior

PS5, playStation 5

Portanto, já não é novidade para ninguém que a PlayStation 5 vai ter uma placa gráfica inferior ao que podemos encontrar na Xbox Series X. Contudo, os ‘developers’ continuam a elogiar forte e feio a consola da Sony. Mas porquê?

É que pelos vistos, segundo uma análise profunda recentemente publicada, o GPU da PS5 vai ter um sistema de apoio superior à rival, o que pode muito bem resultar num aumento de performance real. Ou seja, no fim do dia, as duas consolas vão oferecer a mesma performance, ou até poderá acontecer ter uma PS5 a liderar no departamento gráfico, apesar de ter o componente chave mais fraco. Tudo isto tendo conta a RAM, a performance I/O, a velocidade do SSD, etc… Ora leia:

“Andamos a ouvir há meses que não existem grandes diferenças entre as performance das consolas da Microsoft e Sony. Com fontes de ambos os lados a dizer que existem diferentes vantagens em cada lado da barricada. Dito isto, é inegável que a Microsoft tem um GPU mais poderoso ao oferecer 1.4x aquilo que a Sony oferece na PS5. No entanto, isto é apenas uma pequena parte da história, visto que a PS5 consegue 1.2x a performance da Xbox Series X numa série de workloads. O que por sua vez, mete a vantagem da Microsoft nos 1.18x~1.2X.

Mas depois temos de olhar para o CPU, que no caso da Xbox parece ser 1.02x~1.10x mais poderoso em relação ao processador da PS5. A diferença não é significativa o suficiente, até porque ambos os CPUs e GPUs deverão trazer as mesmas funcionalidades para cima da mesa.

Contudo, quando vamos olhar para a RAM de ambas as consolas, chegamos à conclusão que a configuração da Xbox Series X é ‘sub-optimal”.

Algo que poderá levar uma largura de banda mais limitada em relação ao que podemos encontrar na PlayStation 5, que permite uma largura de banda estática, para todos os 16GB de memória GDDR6.

Sim, temos de ter em conta que a Xbox reserva 2.5 GB para o sistema operativo, um número que desconhecemos no lado da PS5. No entanto, isto não interessa! A Xbox Series X apenas conta com 7.5 GB de memória intervalada a 560GB/s para a utilização nos jogos, antes de começar a baixar a velocidade. Assim, se contar-mos com toda a memória da Xbox, a largura de banda fica abaixo daquilo que a rival oferece.

Entretanto, a olhar para o I/O e SSD, a Xbox Series X fica muito atrás da PS5, visto que a Sony além da velocidade, também oferece um melhor sistema de gestão de dados com a RAM. O que irá resultar em menos reloading de dados para a memória, ou seja, mais eficiência.

Por fim, temos ainda de contar com o hardware dedicado para o áudio da PS5, que irá tirar algum trabalho ao processador da PS5, algo que não acontece na nova Xbox. Assim, tudo somado, parece que a PlayStation 5 consegue ter um sistema mais rápido e mais eficiente, mesmo tendo em conta os motores de predição ‘smart’ que a Microsoft inclui na sua consola.”

Em suma, apesar da PS5 ter um GPU mais fraco, todo o sistema à sua volta é mais poderoso e mais inteligente. O que poderá muito bem resultar numa verdadeira vantagem para a Sony na próxima geração.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário