PS5 com um SSD NVMe M.2… Qual é a diferença?

Como deve saber, a Sony está prestes a abrir as portas à instalação de SSDs NVMe PCIe 4.0 na sua consola de nova geração. No entanto, rapidamente avisou os jogadores que a performance poderia não ser a mesma, isto relativamente ao SSD interno da consola.

Pois bem, um dos “sortudos” dentro do Beta Teste, já experimentou instalar um SSD dentro dos requisitos pedidos pela Sony, para perceber afinal qual é a diferença. O SSD foi o Samsung 980 Pro de 1TB.

PS5 com um SSD NVMe M.2… Qual é a diferença?

Portanto, já temos um vídeo a mostrar uma comparação de uma PS5 a correr o recentemente lançado Ratchet & Clank: Rift Apart, no SSD interno da consola, e posteriormente no SSD PCIe 4.0 instalado no slot disponível da consola, e agora ativo com a nova atualização.

Dito isto, a grande diferença entre os dois SSDs está na velocidade de leitura. Mas sabe qual foi a diferença na prática? Foi quase zero…

Muito resumidamente, o grande objetivo deste vídeo foi perceber afinal qual é a grande diferença de performance de um jogo feito de raiz para a consola de nova geração, quando executado a partir do SSD interno super rápido, ou a partir do SSD ‘extra’. Afinal de contas, Ratchet & Clank é um jogo baseado na velocidade do SSD da consola, eliminando por completo os tempos de ‘loading’.

Pois bem, a conclusão é realmente muito interessante, visto que se existe diferença, é irrisória. O que cai em linha com aquilo que a própria equipa de desenvolvimento do jogo já tinha mencionado. Ao afirmar que os testes internos com SSDs NVME M.2 PCIe 4.0 tinham corrido muito bem, com o jogo a ser capaz de manter os mesmos níveis de performance.

Em suma, isto significa que pode comprar um SSD com boa capacidade para a consola, sem grandes medos, de forma a anular uma das maiores desvantagens da PS5. A sua escassez no campo do armazenamento.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!