Os tempos em que muito boa gente esperava 1 ou 2 anos para comprar a mais recente consola do mercado, porque o preço já teria caído um pouco… Vão longe, e provavelmente já não voltam.
As consolas agora ficam mais caras e não mais baratas. É incrível eu sei, é até assustador. Mas é o “novo normal”. Dito tudo isto, a PlayStation 5 voltou a aumentar de preço, desta vez nos Estados Unidos. O que obviamente levanta a questão… E por cá?
PS5 aumentou lá fora, e cá? Vai aumentar outra vez?
Meio estranho pensar nisto, já que as consolas costumavam baixar ao longo dos anos, mas a geração atual está a quebrar todas as regras, e não é para melhorar as contas aos jogadores.
Dito tudo isto, nos EUA, a Sony subiu todos os modelos em 50 dólares: a PS5 Slim Digital passou para 499 dólares, a versão com leitor para 549 dólares e a PS5 Pro já vai nos 749 dólares. É oficial, confirmado pela própria Sony no PlayStation Blog, com a justificação de sempre: “contexto económico difícil”.
A verdade é que nós por cá já levámos com aumentos em 2022 e até este ano, quando os preços foram ajustados em vários mercados europeus. Ou seja, Portugal não tem estado imune.
A dúvida agora é se este novo aumento nos EUA vai acabar por chegar também cá.
Eu diria que não, pelo menos não por enquanto. Mas, esperar novos aumentos não seria surpreendente. A Sony sabe que a procura continua forte, que a PS5 é líder em Portugal e que mesmo mais cara vai vender. Aliás, não é a primeira vez que vemos a empresa aproveitar o contexto global para justificar subidas.
Mas, com uma PS5 com 5 anos de mercado, e que de facto pouco ou nada trouxe de novo, a verdade é que se os preços subirem novamente em Portugal, muitos vão começar a olhar para o lado, seja para o PC, seja para a Xbox.
O problema? A Microsoft também já mostrou que não tem medo de aumentar, e no lado do PC as coisas também não estão famosas. Ou seja, os tempos em que as consolas ficavam mais acessíveis com o tempo parecem ter ficado para trás.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!