Protótipo de SSD PCIe 5.0 chegou aos 14GB/s! Está pronto?

Provavelmente ainda se está a habituar aos ‘recentes’ SSDs PCIe 4.0, que por sua vez, trouxeram um aumento de performance simplesmente massivo para o mundo dos computadores, e curiosamente, também o das consolas de nova geração.

Mas, a verdade é que as coisas já estão a evoluir para um outro patamar superior! Tudo graças ao rápido desenvolvimento e introdução do standard que vem a seguir, o PCIe 5.0.

Protótipo de SSD PCIe 5.0 chegou aos 14GB/s! Pronto para esta velocidade?

Portanto, se há componente que tem evoluído nos últimos anos, no mundo da computação, é inegavelmente o SSD. Sim, é verdade que a maioria dos utilizadores olha mais para o CPU, para o GPU, ou até para o monitor e a sua taxa de atualização de frames (Hz)… Mas o SSD é obviamente muito importante, como até podemos ver pelas consolas de nova geração da Sony e da Microsoft, que aproveitaram o lançamento da PS5 e Xbox Series S/X, de forma a apostar neste componente, e assim, melhorar a experiência de todos os jogadores.

Dito tudo isto, depois da chegada dos SSDs PCIe 4.0 ao PC, e da adoção da tecnologia de armazenamento nas consolas de nova geração, está agora na hora de olhar para o que vem a seguir. Ou seja, os SSDs PCIe 5.0!

Pois bem, a Kioxia já revelou um bocadinho daquilo que vamos poder encontrar num futuro muito próximo, de forma a aproveitar os 32 GB/s que a interface PCIe 5.0 oferece em cada ‘lane’. Afinal, estamos a falar do dobro da largura de banda, comparativamente ao atual standard PCIe 4.0. Sabe o que isto significa? É muito simples… SSDs capazes de chegar aos 14,000 MB/s, na velocidade de leitura!

No entanto, também temos de ser sinceros e dizer que isto muito provavelmente é um completo ‘overkill’ para a grande maioria dos utilizadores. Mas claro está, as coisas podem evoluir, de forma aproveitar o novo potencial de velocidade de transferência de informação.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados