Proteja a sua privacidade no Twitter

Tal como acontece no Facebook, também o Twitter tem formas de “ver” que websites o cibernauta visita, e segue o utilizador nas suas viagens pela maior das redes. O sistema de tracking usado pela popular rede social está implementado já há algum tempo e difere dos normais sistemas de cross-site ad-tracking que são vulgarmente usados, mas a verdade é que consegue aceder a dados privados do utilizador, no sentido em que tem a capacidade de perceber que sites este visita mais usualmente e quais os seus interesses. No entanto, este sistema pode ser desligado através da opção Personalização.

São cinco passos que podem fazer a diferença entre revelar ou não ao Twitter os interesses e a “pegada electrónica” do utilizador.

1)        Vá a www.twitter.com e faça o login normalmente.

2)        Clique no triângulo invertido junto ao ícone ao lado da barra de procura.

3)        Escolha Configurações no menu drop-down.

4)        Navegue até Personalização e certifique-se de que a caixa Personalize o Twitter de Acordo com os Sites que eu Visitei Recentemente não está marcada.

5)        Agora grave as mudanças efectuadas clicando em Salvar Alterações.

Importa salientar que ao remover a selecção desta caixa, o Twitter deixará de sugerir ao utilizador pessoas que visitam os mesmos sites que ele, já que deixa de ser possível essa comparação. Se o utilizador vir grande utilidade nesta funcionalidade, então deverá deixá-la ligada, mas deve ter em consideração que, nesse caso, o Twitter vai poder recolher uma série de informações pessoais sobre o cibernauta, como os hábitos de navegação – dados muito úteis e pelos quais muitas empresas de marketing estão dispostas a pagar ao Twitter e a outras redes. Se preferir manter a funcionalidade ligada, vai notar que muito do conteúdo do Twitter parece ter sido criado de propósito em função dos seus interesses… inclusivamente os anúncios publicitários.

Fonte: Blog ESET www.eset.pt/blog