Deixe de utilizar esta proteção no seu smartphone Android!

Acorda e pega no telemóvel que está na mesinha de cabeceira, com os olhos ainda cheios do sono. Quando o ecrã de bloqueio aparece, desenha o seu padrão sem pensar. É rápido, fácil e permite-lhe percorrer as notificações. Mas até que ponto esta forma de proteção no seu smartphone Android o protege realmente?

Deixe de utilizar esta proteção no seu smartphone Android!

A maioria das pessoas utiliza formas ou letras comuns

Quando configuramos um padrão de bloqueio, apostamos naturalmente naquilo que nos é familiar. É fácil ligar os pontos para formar letras como b, C, d, D, e, g, G, L, M, N, O, P, R, S, U, W e Z, ou números como 2, 5, 6, 7 e 9. Até formas como um quadrado ou um triângulo parecem ser boas escolhas. São fáceis de memorizar e, sejamos honestos, quem quer perder tempo a recordar um padrão complexo só para verificar uma notificação?

ecrã desfocado, Estes são os códigos secretos do seu smartphone Android!, espaço no smartphone Android, smartphone como detetor de metais, smartphone Android como detector de metais, equipamentos durem menos, Android 14 smartphones, Smartphones Android regressar, Android repor dispositivo

No entanto, o problema é que, se é fácil para si, também é fácil para outra pessoa adivinhar. Especialmente se os outros o conhecerem suficientemente bem para preverem que escolheria letras do seu nome ou o número do seu aniversário. Além disso, a maioria das pessoas tende a criar padrões que começam no canto superior esquerdo e se movem da esquerda para a direita ou de cima para baixo. Isto torna a adivinhação ainda mais fácil.

Por isso, se o seu padrão de bloqueio for semelhante ao que dizemos acima, talvez seja altura de mudar.

Se o seu telemóvel cair nas mãos erradas, esses são os padrões que provavelmente serão tentados primeiro. Então, que tal mudar um pouco as coisas? Opte por algo um pouco mais complexo – pense em sobreposições, cortes ou movimentos que se repetem em áreas que já foram traçadas. Não tem de ser um quebra-cabeças, mas quanto mais único e complexo for, melhores serão as suas hipóteses de manter o seu padrão de bloqueio em segredo. É apenas um pouco de reflexão para a próxima vez que estiver a configurar um bloqueio de padrão.

apagar do telemóvel, aguentar o smartphone mais tempo
woman using smartphone with notification error. warning sign over on mobile phone. maintenance connection application. programmer, developer. security network dangerous.

Sempre que passa o dedo pelo ecrã para desbloquear o telemóvel, deixa um rasto de resíduos oleosos ou “manchas”. Normalmente, são apenas um incómodo que faz com que o ecrã pareça sujo. Mas nas mãos erradas, estas manchas podem revelar o seu padrão de desbloqueio.

Imagine o seguinte: deixa o seu telemóvel sem vigilância num café por um momento. Uma pessoa experiente pega nele, vira-o para uma luz e voilá – as manchas dos seus dedos tornam-se visíveis, revelando o seu padrão de desbloqueio.

De acordo com um estudo efectuado por investigadores da Universidade da Pensilvânia, um ataque de manchas pode identificar com êxito padrões de bloqueio em 68% dos casos, em condições ideais. O estudo também descobriu que os padrões mais complexos, com mais voltas e ganchos, deixavam, de facto, um maior contraste e eram, por vezes, mais fáceis de reconhecer do que os padrões mais simples nas fotografias de manchas, o que é bastante surpreendente.

Outras pessoas podem facilmente espiar o seu padrão

Imagine que está num local público, a desbloquear casualmente o seu telemóvel. Mal sabe que há alguém por perto a olhar para o seu ecrã. Com um olhar rápido por cima do seu ombro, eles podem observar e memorizar o padrão que desenhou.

A beleza e a maldição dos bloqueios de padrões residem na sua simplicidade e natureza visual. São fáceis de lembrar, mesmo à distância ou apenas com um olhar fugaz. Assim, qualquer pessoa que consiga vislumbrar o seu ecrã quando desbloqueia o telemóvel pode potencialmente aprender o seu padrão.

smartphone Android atacado em segredo, Xiaomi clonar pessoas, Xiaomi automóveis elétricos

Mas não se preocupe; existe um truque simples para o tornar menos vulnerável a este problema em áreas públicas. Basta utilizar o seu dispositivo num ângulo que proteja o seu ecrã de olhares indiscretos.

Existem melhores alternativas aos bloqueios de padrões

Os bloqueios de padrões podem parecer uma opção fácil, mas não oferecem muita proteção. Se você realmente deseja bloquear seu Android, existem alternativas muito melhores.

Para começar, definir um PIN ou uma palavra-passe no seu telemóvel funciona bem. É claro que inventar uma longa sequência de números, letras e símbolos pode ser uma dor de cabeça, mas essa confusão aleatória também torna muito difícil para qualquer outra pessoa decifrar o seu código. Se lembrar uma palavra-passe complexa parecer demasiado trabalhoso, pode optar pelas opções biométricas se o seu telemóvel tiver o hardware necessário. Basta deixar que o telemóvel leia o seu rosto ou dedo e pronto, está desbloqueado.

E não se esqueça de todas as definições de segurança extra que pode ativar, como o Modo de bloqueio para manter os maus da fita afastados. O objetivo aqui é manter o telemóvel bem bloqueado.

Assim e para estar mais seguro desative mesmo esta proteção no seu smartphone Android.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados