Proteção do iPhone X foi contornada por uma máscara

O Face ID é certamente uma característica muito interessante devido a todas as tecnologias que integra. Ao analisar o sistema que a Apple utiliza para fazer o Face ID funcionar, a empresa vietnamita de segurança informática, Bkav, conseguiu contornar este sistema de proteção pela segunda vez, graças a uma máscara elaborada que utiliza diversos materiais. O custo de fabrico ronda os 150 Euros.

Para este feito os investigadores criaram uma máscara 3D a partir da face do utilizador do equipamento impressa em pó de pedra. Já as imagens infravermelhas dos olhos da pessoa foram impressas em papel e coladas no modelo facial para enganar a câmara infravermelhos do iPhone X que deste modo pensa que olhos verdadeiros estão a olhar para ela. Sem dúvida, muito inteligente.

Quando fez a primeira máscara, a Bkav recomendou que pessoas importantes, como Líderes Nacionais e administradores de alto perfil tivessem cuidado na utilização do Face ID. Depois de terem criado uma nova máscara e terem contornado a proteção pela segunda vez, a mesma empresa considera que o Face ID não é “seguro o suficiente para ser utilizado em transações comerciais” (ou seja, Apple Pay).

No entanto importa salientar que não é fácil criar o tipo de máscara que esta empresa fez. É que são necessários equipamentos especiais para além de uma imagem de alta qualidade do rosto da pessoa. Em paralelo, o modelo tem de ser bastante bom para conseguir enganar o dispositivo em cinco tentativas. É que depois, o smartphone solicita a introdução manual de um código.

Talvez não fosse má ideia a Apple adicionar uma medida extra de segurança ao Face ID em que o utilizador tenha de piscar os olhos enquanto olha para o iPhone X. Esta funcionalidade já havia sido introduzida no Android Jellybean mas no entanto foi facilmente contornável. No caso do iPhone X e aliado às outras caraterísticas do Face ID, poderia ser uma medida muito mais segura.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também