Proteção do iPhone X foi contornada por uma máscara


Por em

O Face ID é certamente uma característica muito interessante devido a todas as tecnologias que integra. Ao analisar o sistema que a Apple utiliza para fazer o Face ID funcionar, a empresa vietnamita de segurança informática, Bkav, conseguiu contornar este sistema de proteção pela segunda vez, graças a uma máscara elaborada que utiliza diversos materiais. O custo de fabrico ronda os 150 Euros.

Para este feito os investigadores criaram uma máscara 3D a partir da face do utilizador do equipamento impressa em pó de pedra. Já as imagens infravermelhas dos olhos da pessoa foram impressas em papel e coladas no modelo facial para enganar a câmara infravermelhos do iPhone X que deste modo pensa que olhos verdadeiros estão a olhar para ela. Sem dúvida, muito inteligente.

Quando fez a primeira máscara, a Bkav recomendou que pessoas importantes, como Líderes Nacionais e administradores de alto perfil tivessem cuidado na utilização do Face ID. Depois de terem criado uma nova máscara e terem contornado a proteção pela segunda vez, a mesma empresa considera que o Face ID não é “seguro o suficiente para ser utilizado em transações comerciais” (ou seja, Apple Pay).

No entanto importa salientar que não é fácil criar o tipo de máscara que esta empresa fez. É que são necessários equipamentos especiais para além de uma imagem de alta qualidade do rosto da pessoa. Em paralelo, o modelo tem de ser bastante bom para conseguir enganar o dispositivo em cinco tentativas. É que depois, o smartphone solicita a introdução manual de um código.

Talvez não fosse má ideia a Apple adicionar uma medida extra de segurança ao Face ID em que o utilizador tenha de piscar os olhos enquanto olha para o iPhone X. Esta funcionalidade já havia sido introduzida no Android Jellybean mas no entanto foi facilmente contornável. No caso do iPhone X e aliado às outras caraterísticas do Face ID, poderia ser uma medida muito mais segura.

Leia também

Ou veja mais notícias de Apple, outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Snapchat lança filtros automáticos adaptados às fotografias

Samsung resolve bug no Oreo em tempo recorde

Seguinte