Houve um tempo em que falar da Hisense era falar de televisões baratas para desenrascar na sala ou no quarto dos miúdos. Mas, em 2026, esquece essa ideia pré-concebida. A gigante chinesa perdeu o medo de ir contra as marcas de luxo e acabou de mostrar em solo português a sua artilharia pesada vinda diretamente da IFA de Berlim.
Vale a pena dizer que o alinhamento é tudo menos tímido.
Isto porque, juntaram num único espaço desde televisões MiniLED monumentais capazes de te queimar as retinas, até frigoríficos e fornos armados em espertos com Inteligência Artificial. Mas a verdadeira estrela do espetáculo é um projetor laser com aspeto vintage que custa 5.000 euros, projeta até 300 polegadas na parede e… tem arrefecimento a líquido como se fosse um PC de gaming topo de gama! Isto levanta uma questão muito séria. O que raio anda a Hisense a cozinhar para os próximos meses?
A HiSense é o exemplo perfeito da evolução Chinesa na Europa!

A ambição é clara! A marca já não quer ser vista apenas como a opção do “bom e barato”, mas sim como a pioneira que empurra a fasquia tecnológica enquanto outras marcas tradicionais dormem à sombra da bananeira. No fundo, tudo aquilo que está a acontecer em outros mercados, como o de smartphones, ou até o de carros.
As marcas Chinesas são cada vez mais um adversário à altura, e começam a perder toda a vergonha.
Um canhão laser arrefecido a líquido para substituir o cinema

O centro de todas as atenções foi o monstro chamado Hisense XR10. Não é um brinquedo para qualquer carteira. Afinal, custa uns impressionantes 4.999 euros. Mas, a folha técnica é de deixar qualquer fã de home cinema de queixo no chão:
- 6000 ANSI Lumens e 300 polegadas: Acabou a desculpa de ter de viver numa caverna escura para conseguir ver um filme num projetor. Com este nível de brilho brutal e a fonte TriChroma Pure Triple Colour Laser, consegues projetar uma tela 4K de dimensões absurdas mesmo com luz na sala.
- Arrefecimento a líquido com tubos dedicados: Como enfiaram tanta potência ótica numa carcaça com linhas clássicas estilo vintage, o calor gerado é gigantesco. A solução? Um sistema de liquid cooling de canal duplo para dissipar a temperatura em silêncio absoluto sem transformar a sala num forno.
- A alternativa portátil: Para quem não tem 5 mil euros nem espaço para um monstro destes, mostraram o PX4-PRO (3.499€ para até 200 polegadas) e o P1, um projetor verdadeiramente compacto de 1.099€ com bateria interna, laser triplo e até 150 polegadas para levar de férias.
Televisões que te cegam e a obsessão pela IA nos eletrodomésticos
Se preferes o formato tradicional de televisão, a marca levou a monstruosa 116UXS. Estamos a falar de um painel RGB MiniLED Chromatic 2.0 que acrescenta o ciano às cores primárias e promete um pico de brilho inacreditável de 10.000 nits com som afinado pela Devialet. É um exagero tecnológico em toda a linha, pensado para quem quer um ecrã monumental sem as limitações de brilho do OLED.
Mas a invasão da marca não se fica pela sala de estar e entra diretamente pela cozinha a dentro:
- O frigorífico que sabe o que comes: Novos modelos com tecnologia PureTouch Hub e PureView usam câmaras internas e Inteligência Artificial para identificar os alimentos que lá metes dentro, sugerir receitas com o que está a expirar e permitir ver o interior sem sequer abrir a porta.
- Fornos com “olhos” e máquinas autónomas: Desde fornos que reconhecem o prato que vais cozinhar até máquinas de lavar que ajustam a dose de detergente e a água à grama exata da carga, tudo agora fica centralizado na aplicação ConnectLife.
Conclusão
Podemos torcer o nariz à vaga irritante de meter a etiqueta “IA” em tudo o que é eletrodoméstico, até parece que precisamos de um algoritmo para nos dizer como fritar um bife ou lavar umas meias. Mas, na parte do áudio e vídeo a evolução da Hisense é inegável.
Trazer tecnologias de ponta como arrefecimento a líquido para projetores domésticos e painéis MiniLED com níveis de brilho que os rivais sul-coreanos cobram a peso de ouro mostra que a concorrência chinesa não veio para brincar. A mensagem para 2027 está dada… Se os tubarões tradicionais não abrirem a pestana, a Hisense vai passar-lhes a perna na sala e na cozinha.








