Programas de PC no smartphone? Existe potência! E a vontade?

Gostava de conseguir ter acesso a programas ‘pesados’ como o Photoshop, After Effects ou AutoCAD no seu smartphone? É que de forma bem curiosa, em termos de processamento, isto não seria muito complicado para um smartphone ou tablet moderno! O problema é que as empresas responsáveis por estes (e outros) programas, não têm qualquer intenção de fazer tal coisa, porque a usabilidade, e por isso, a produtividade, ficaria seriamente comprometida.

Mas vamos por partes.



Programas de PC no smartphone? Existe potência! E a vontade?

pc no smartphone

Portanto, muito resumidamente, este tipo de programa mais pesado ou complexo não existe no mundo Android ou iOS, não é pela falta de memória RAM, ou falta de potência no CPU ou GPU destes aparelhos. Este tipo de programas não existe no mundo mobile, porque não existe procura para tal.

Imagine um programa como o Unity, muito utilizado no mundo do desenvolvimento de jogos. Quem é que iria querer tal ‘monstro’ num smartphone? Afinal de contas, teríamos um ecrã pequeno para trabalhar, nada de teclado, nem rato.

Por isso, a equipa de desenvolvimento nem sequer considera fazer tal investimento, porque ninguém usaria a sua ferramenta.

A potência não é o problema!

pc no smartphone

Os smartphones modernos já são mais rápidos que alguns portáteis recentes, neste momento disponíveis no mercado. Contudo, são aparelhos especializados em aplicações mais simples, mais leves, e mais rápidas, onde até a interface é bastante mais básica em comparação a qualquer programa do mundo do PC.

Aliás, o termo ‘app’, que no fundo significa aplicação, ou programa, acaba por não significar bem isso no mundo real. Visto que quando alguém fala em app, está a falar de uma aplicação especializada, pensada para aparelhos mobile, como é o caso do iPhone 12 ou do Galaxy S21.

Conclusão

Sim, pode ligar um rato, um teclado, e até um monitor a um smartphone moderno. Mas nessa altura, não faria mais sentido ter um PC desktop ou portátil em vez de um smartphone?

É exatamente por isto que este tipo de programa não existe no mundo dos smartphones moderno, e na verdade, é provável que nunca venha a existir. (No entanto, isto já não é bem verdade no mundo dos videojogos! Visto que num futuro bem próximo, é provável que existam cada vez mais jogos com qualidade de consola ou PC num simples smartphone!)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também