Produção de chips de 4nm vai começar já em 2021!

A TSMC anda nas bocas do mundo desde que impressionou tudo e todos com o seu processo de 7nm em 2019. Um impacto que provavelmente muitos não esperariam na altura, visto que a Intel deveria ter acompanhado o progresso, com os seus 10nm e 7nm… Algo que obviamente já sabe que não aconteceu. Aliás, já estamos quase em Abril de 2021, e a Intel continua nos seus 14nm+++++++++ (até ao infinito).

Pois bem, a TSMC tem todas as intenções de continuar na liderança do mercado! Por isso, já está a preparar novos processos de produção para cimentar a sua liderança.



Produção de chips de 4nm vai começar já em 2021!

7nm, tsmc

Portanto, a TSMC, líder na produção de semicondutores, já começou a implementar os seus planos para o início das hostilidades no mundo dos 4nm. Sim, as suas linhas de 4nm vão começar a produzir no fim do ano, logo com uma produção em larga escala, muito provavelmente para equipar o novo iPhone 13 com um chip mais pequeno, mais poderoso e mais eficiente.

Curiosamente, o nó de 4nm parece ser uma extensão ao atual processo de 5nm, visto que nos planos oficiais da empresa, esta geração conta com 5 processos (5nm, 5nm+ e 4nm).

No entanto, o DigiTimes afirma que a Apple irá preferir utilizar o processo de 5nm para o seu iPhone 13, de forma a evitar atrasos no lançamento da sua nova geração de smartphones. Utilizando assim a totalidade de produção do nó de 4nm para a restante linhas de produtos. Que como deve saber, irá ser toda baseada na arquitetura ARM (Mac, MacBook, iPad, etc…), depois de um divórcio muito interessante com a gigante azul dos microprocessadores, a Intel.

Ainda existe esta dúvida, mas uma coisa é certa, a Apple já tem contratada grande parte da produção de 4nm.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

(Análise) Corsair M65 RGB Elite: Diferente do resto!

Já perdi a conta ao número de ratos gaming que me passaram pelas mãos, que na verdade, são todos farinha do mesmo caso... É...

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não quer instalar o iOS 15? Veja como continuar a ter updates!

O iOS 15 chegou e veio cheio de funcionalidades. De facto, há muitas e boas razões para mudar! No entanto, há muitas pessoas que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!