Procura por processadores de gama baixa caiu a pique

Como deve saber, a pandemia e consequente confinamento, fez com que a procura por máquinas baratas, mas suficientemente rápidas, subisse em flecha. É exatamente por isto que o mundo dos Chromebooks aumentou imenso de popularidade, e também foi por isso, que os tablets voltaram a ser um aparelho muito procurado. No segundo caso, foi quase uma ressurreição de uma gama de produtos ‘morta’.

Afinal, foi necessário equipar alunos, bem como o staff de várias empresas, um pouco por todo o mundo, com máquinas baratas mas decentes o suficiente para trabalho remoto, tudo isto num curto espaço de tempo.

Mas claro está, agora que tudo está a voltar ao normal, essa procura começou obviamente a baixar. O que por sua vez fez com que os processadores de gama baixa, especialmente os do mundo mobile, tivessem uma queda abrupta na procura.

Procura por processadores de gama baixa caiu a pique

Processador, quad core

Portanto, com o regresso a uma vida mais normal, a procura por este tipo de produtos começou a baixar. O problema, é que baixou de forma repentina, e ao que tudo indica, a indústria não estava à espera disso.

Afinal de contas, segundo a Mercury Research, o mundo dos portáteis ‘budget’ caiu cerca de 18 milhões unidades, apenas no último trimestre do ano. A maior queda de sempre, neste segmento de mercado. Curiosamente, como já deve ter percebido, esta queda não foi devido à escassez de componentes, foi mesmo uma resposta do mercado à retoma económica.

Entretanto, os processadores mais afetados são os das gamas Intel Celeron e AMD Athlon.

Dito tudo isto, esta queda na procura cai em linha com a queda na procura por Chromebooks, que caiu 52% no último trimestre, e 37% relativamente aos números do ano passado. Entretanto, os tablets também caíram, mas menos, ao apresentar um decréscimo de apenas 15%.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados