Processadores Ryzen 3000 em motherboards B350? Será uma boa ideia?

AMD Ryzen

Processadores Ryzen 3000 em motherboards B350? Será uma boa ideia? – Como deve saber, muito se falou acerca da retro-compatibilidade dos novos processadores Ryzen 3000, com as antigas motherboards A320, B350, X370, B450 e finalmente X470. Aliás, a própria MSI chegou a dizer aos consumidores, que não iria suportar as suas boards mais antigas…

O que claro está, gerou uma grande revolta entre os entusiastas do mundo do Hardware de PC

No entanto, de forma muito curiosa, esta falta de suporte não se deve à falta de capacidade ou qualidade dos chipsets, ou até mesmo do ‘power delivery’ destas motherboards. Afinal de contas, já existem provas que até o atual topo de gama Ryzen 9 3900X consegue funcionar numa board A320. (link)

Ryzen 5 1600

O grande problema era mesmo o tamanho das novas BIOS! Que simplesmente não cabiam nos chips de memória que as fabricantes implementaram nas suas motherboards.

Claro que as grandes fabricantes como a MSI, ASUS, etc… Já arranjaram solução para o problema. Muito provavelmente motivadas pela quantidade de fãs que recorreram às redes sociais, dizendo que não iriam comprar mais nada destas, se por acaso o suporte fosse deixado de lado.

Então… Os novos processadores funcionam ou não nas motherboards antigas?

Asus ROG Ryzen Mini-itx Motherboard

Temos boas notícias, para quem tem uma motherboard AM4 de gama baixa! Afinal, irá poder adquirir um Ryzen 5 3600X ou até um Ryzen 9 3900X sem grandes problemas. Ou seja, não foram verificados até ao momento, grandes problemas na performance. (Sem contar com os já conhecidos problemas com o suporte de memória RAM das primeiras gerações Ryzen)

Contudo, não espere conseguir fazer overclock ao 3900X com uma motherboard B350! Pelo menos não, numa motherboard de gama baixa

É possível que seja possível fazer algum OC nas motherboards mais apetrechadas, com VRMs de maior qualidade. Mas isso terá de fazer por sua conta e risco, tomando muita atenção às temperaturas apresentadas pela sua board.

Em suma, se quiser ter uma ideia das diferenças de desempenho entre as diferentes gerações de motherboards, leia a review do TechSpot aqui.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.