Processadores NVIDIA a caminho? Intel já comentou

Caso não saiba, a NVIDIA anunciou muito recentemente que tem todas as intenções de entrar no mundo dos processadores! Primeiramente focada na indústria dos servidores, e posteriormente… Bem… Rivalizar forte e feio com a Intel e a AMD em todas as gamas do mercado.

Foi um anúncio que rapidamente fez com que a bolsa de valores metesse as ações da NVIDIA em alta e as da Intel em baixa. Algo que na opinião do novo CEO da Intel, é mais do que natural, visto que apesar de tudo o que tem acontecido, a Intel continua a ser a líder destacada deste mundo, e por isso, é um alvo a abater. Ora leia:

“Anunciámos os nossos processadores para servidores Ice Lake na semana passada, e tivemos uma receção fantástica. A NVIDIA está a responder aos nossos esforços. É inegável que a Intel é uma líder “dramática” no campo dos CPUs com capacidades IA.”



Processadores NVIDIA a caminho? Intel já comentou

processadores NVIDIA a

Portanto, a NVIDIA anunciou na GTC 2021 que tem um processador com o nome ‘Grace’ em desenvolvimento, com uma data de lançamento apontada para 2023. É um CPU baseado na arquitetura ARM, e que pelos vistos, lado a lado com GPUs NVIDIA, vai oferecer um nível de performance nunca antes visto na indústria.

Muito resumidamente, o mundo dos servidores e bancos de dados dá muito dinheiro, e como tal, a NVIDIA também quer uma fatia do bolo. Entretanto, este anúncio tanto tempo antes deve servir como um aviso a esta indústria, que claro, é muito mais lenta a mudar de tecnologias, devido aos preços de todos os componentes. (É exatamente por isto que a AMD ainda não tem ainda uma fatia muito significativa do mercado, mesmo tendo em conta que os processadores EPYC são mais rápidos relativamente aos Intel Xeon.)

Assim, a Intel (que curiosamente afirma que é líder no mundo do IA), tem agora rivalidade a sério por parte de duas gigantes, a AMD que tem estado a subir e a apostar forte no desenvolvimento de novas arquiteturas. Mas também da NVIDIA, que tem dinheiro a rodos para investir, e tenciona agora dominar o mercado.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também