Processadores AMD ‘Zen 2’ de 7nm podem chegar com 16 núcleos!


Por em

A AMD está quase a reformar as suas arquiteturas Zen e Zen+, com os últimos lançamentos a acontecer nos próximos meses!

Entretanto, a empresa já está a trabalhar na próxima geração de processadores de 7nm baseados na arquitetura Zen 2! CPUs que devem chegar ao mercado de consumo no início do próximo ano, com os primeiros exemplares para servidores a chegar antes do final do ano.

Dito isto, começaram a chegar alguns rumores à Internet acerca daquilo que podemos esperar da arquitetura AMD Zen 2.

Aquando o lançamento dos Ryzen 2, a AMD anunciou que o design da nova arquitetura Zen 2 já estava completa! E que além disso, os primeiros processadores chegariam às mãos dos clientes na segunda metade de 2018.

AMD Zen 2

Enquanto a AMD não partilhou muita informação acerca das especificações dos novos núcleos Zen 2, o último rumor menciona tudo aquilo que podemos esperar.

Começando pela performance, o rumor alega que a arquitetura Zen 2 irá contar com um aumento de performance IPC (Instruções por Clock) entre 10-15%!

Para ter noção, a atual arquitetura ‘Zen’ apenas conseguiu um aumento de 3% no IPC em relação aos primeiros processadores Ryzen.

Em suma, um aumento de 10-15% no IPC pode ser excelente para a AMD! Tendo em conta que além disto podemos também esperar um aumento significativo nas frequências da próxima geração de processadores.

Ou seja, tudo isto em conjunto com melhorias arquiteturais e um maior suporte de memória irá fazer maravilhas a uma gama de processadores que já causou uma grande mossa à Intel no mercado desde 2017.

A segunda parte deste rumor menciona que irão existir três designs diferentes, incluindo:

  • AM4 – (Até 16 núcleos Zen 2)
  • TR4 – (Até 32 núcleos Zen 2)
  • SP3 – (Até 64 núcleos Zen 2)

De acordo com isto, o máximo de núcleos na plataforma AM4 (Ryzen) irá subir de 8 para 16! Isto enquanto a plataforma TR4 (Threadripper) irá continuar com o máximo de 32 núcleos! Em paralelo, a plataforma de servidores SP3 (EPYC) irá também subir para os 64 núcleos (de 32).

Em suma, vai sem dúvida ser muito interessante ver os próximos desenvolvimentos acerca da arquitetura Zen 2! Até agora a tática tem funcionando muito bem, seria excelente que a nova geração continue aquilo que a primeira começou.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Xiaomi Mi A2 e Xiaomi A2 Lite: Conheça as especificações

ASUS ROG lançou o portátil Zephyrus M (GM501)

Seguinte