Primeiro processador Octa-Core da Intel apareceu na Internet!


Por em

O muito esperado processador octa-core de 16 threads da Intel apareceu hoje na base de dados da Sisoftware! Processador que irá fazer parte da oitava geração Intel Core, e que tem sido alvo de bastantes rumores, mas não passavam apenas disso, rumores… Até agora!

O processador ‘leaked’ não tem qualquer nome específico, o que prova ser uma amostra de engenharia ainda bastante recente.

O chip foi testado numa plataforma de testes ‘Kaby Lake’, o que confirma a compatibilidade com a geração actual de motherboards, como as boards Z370 ou H370.

Isto apesar da Intel estar a planear o lançamento de novas motherboards Z390 na segunda metade de 2018.

Primeiro Processador octa-core Intel Coffe Lake-S com 16 threads apareceu na internet com uma frequência base de 2.6GHz!

intel octa-core

Especificações

Este processador será o primeiro da Intel a contar com 8 núcleos de processamento e 16 threads. Ou seja, o verdadeiro rival dos processadores AMD Ryzen também com 8 núcleos / 16 threads que já estão no mercado.

Podemos ver nas imagens a frequência base de 2.6GHz, no entanto não existe qualquer menção a ‘boost’. O que é normal nesta fase de desenvolvimento.

Conta ainda com 16 MB de cache L3 e 2 MB de cache L2, para 18 MB totais de memória cache. Quanto ao consumo energético ainda não há novidades, mas deverá manter-se nos 95W.

Intel octa-core

Claro que 2.6GHz de frequência base parece muito pouco. Mas temos de ter em consideração que é um chip que ainda se encontra em testes!

A primeira amostra de engenharia que deverá representar o produto final apenas deverá chegar em Junho, ou seja, nas próximas semanas.

Por isso não se preocupem, quando começaram a sair as primeiras informações sobre os processadores Hexa-Core agora no mercado, também tinham uma frequência base de 3.1GHz. Mas chegaram às nossas mãos com frequências base bem mais altas e frequências ‘boost’ impressionantes.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Homem enfrenta até 35 anos de prisão por ajudar hackers

Rubicon: a difícil passagem para a idade adulta

Seguinte