Todos os motores são concebidos para durarem o máximo possível. No entanto, isto nem sempre acontece. Dito isto, quer seja devido a um problema aleatório ou a alguns maus hábitos por parte dos utilizadores, um carro pode começar a apresentar características invulgares e preocupantes quando está perto de falhar. Assim estes são quatro sinais de que pode estar com problemas graves no carro.
Quatro sinais de que pode estar com problemas graves no carro!
Grande consumo de óleo
Em média, os motores a gasóleo são maiores e funcionam a temperaturas mais elevadas do que os seus equivalentes convencionais. Afinal, um motor a gasóleo brilha em viagens de longo curso, pelo que necessita de mais músculo e lubrificação para manter a sua velocidade e desempenho. Dito isto, mesmo um motor a gasóleo só precisa de uma certa quantidade de óleo numa base regular. Se o seu motor a gasóleo estiver a consumir óleo a potes é sinal de que algo está errado.
Tal como nos motores convencionais, o consumo excessivo de óleo num motor a diesel é normalmente causado por uma fuga algures na carcaça ou nos componentes, permitindo que o óleo saia do motor e entre em locais onde não é suposto estar. Não só pode ser dispendioso estar constantemente a atestar o óleo, como também pode ser um sinal de falha ou desgaste em vários pontos.
Vaporização percetível
Sabe como os pistões de um motor utilizam uma mistura de ar-combustível para fazer faísca e empurrar para baixo? Por vezes, devido à falta de uma vedação hermética no cilindro, um pouco dessa mistura ar-combustível pode passar pelo pistão e escapar para o cárter. Isto pode resultar num som caraterístico de borbulhar vindo do motor.
Entretanto se os cilindros, os anéis do pistão ou o cárter estiverem todos a desgastar-se ao mesmo tempo, haverá muitos fumos a sair do motor ao mesmo tempo, o que não é seguro nem saudável para quem estiver por perto.
Fumo colorido
Nunca se quer ver qualquer tipo de fumo a sair do motor a gasóleo. Mesmo nos filmes, um fluxo de fumo a sair debaixo do capô de um veículo é um indicador seguro de que algo de mau está prestes a acontecer. Já seria suficientemente mau se o fumo fosse branco ou preto, indicando um problema com o processamento do combustível ou com a combustão, respetivamente, mas o grande sinal de aviso com que se deve preocupar é se o fumo tiver uma cor azul distinta.
Se o seu motor a diesel estiver com um fumo de cor azul, isso é um sinal de que está a queimar o seu abastecimento de óleo para além do combustível diesel, provavelmente devido a resíduos de óleo acumulados nas paredes do cilindro. Isto pode ser o resultado de uma superabundância de óleo no motor, bem como de deformações nos anéis dos pistões, válvulas ou cilindros.
Perda de potência
Um dos grandes atrativos dos motores a diesel é o facto de a sua potência ser geralmente superior à de um motor convencional. No entanto, ao longo do tempo, essa potência pode começar a diminuir lentamente. Esta é uma caraterística comum de um motor diesel antigo e desatualizado. Embora o problema também se possa manifestar em motores mais recentes nas circunstâncias certas (ou melhor, nas circunstâncias erradas).
A chave para a potência caraterística de um motor a gasóleo é a qualidade do seu combustível. O gasóleo pode conter várias impurezas e detritos, mais do que a gasolina normal, que podem inibir as funções regulares do motor. Normalmente, estas impurezas são filtradas pelo filtro de combustível. Mas se o filtro estiver entupido ou danificado, toda essa sujidade solta acaba por entrar no motor e desequilibra todo o processo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!