Problemas entre iOS 11 e aplicação Dropbox do MacOS

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Se usam o serviço da Dropbox num dispositivo iOS 11 e num macOS, então brevemente receberá um mail a explicar este problema.

Esta incompatibilidade encontra-se nos videos no novo formato HEVC da Apple que podemos encontrar no iOS 11, problema este que pode ter causado a corrupção de alguns vídeos .MOV adicionados ao Dropbox usando o recurso de upload de câmera disponível na versão dos dispositivos Mac. Apesar de este problema afectar um pequeno lote de utilizadores, pode levar a que vídeos colocados na Dropbox fiquem corrompidos, e como tal inutilizados.

dropbox iPhone

Observações importantes deixadas pela Dropbox:

  • A corrupção de dados pode aparecer em qualquer ponto de um arquivo de vídeo. Por isso, a miniatura ou o início de um vídeo corrompido pode funcionar bem e, por engano, dá a impressão de que não há problemas com o arquivo. O utilizador deve ver todo o arquivo de vídeo .MOV antes de decidir se está corrompido ou não.
  • É recomendado que o utilizador não elimine nenhum tipo de arquivos .MOV num dispositivo iOS 11 até confirmar que eles foram importados corretamente para a Dropbox. Se por ventura excluir arquivos do dispositivo iOS antes de confirmar que eles são importados para a Dropbox, eles podem ser irrecuperáveis.

Quem é que é afetado por este problema?

Esta incompatibilidade encontrada, apenas afecta um numero específicos de utilizadores de iOS 11 que importaram arquivos .MOV para a cloud usando o  recurso de upload de câmera disponível na versão dos dispositivos Mac , pois para ser afectado os pontos seguintes têm de ser totalmente verdadeiros:

  • O vídeo foi filmado por um dispositivo móvel Apple com iOS 11.
  • O vídeo foi criado após 19 de setembro de 2017 (ou anteriormente, se for um utilizador a participar no programa beta iOS).
  • O arquivo de vídeo .MOV foi guardado no novo formato de arquivo HEVC.
  • O utilizador usa a aplicação Dropbox (versão 37.4.28 ou superior) num computador Mac.
  • O utilizador importou o arquivo para a Dropbox nesse computador usando o recurso de upload de câmera disponível na versão dos dispositivos Mac.
  • O utilizador importou o arquivo conectando o seu dispositivo iOS diretamente ao seu computador.

Caso um destes pontos a cima não corresponder ao vosso caso, então não há motivo para se preocuparem.

Como verificar se foi afetado ?

No caso de todos os passos acima serem verdadeiros :

Deve verificar todos os arquivos .MOV que importou (pelo método explicado) para a Dropbox.
Deve verificar todos os arquivos de vídeo .MOV que importou para a Dropbox que conectou o dispositivo iOS ao seu computador. Pode verificar dois comportamentos:

  • Os vídeos .MOV estão incompletos.
  • Os vídeos não são reproduzidos ​​ou não abrem completamente.

Caso encontre algum vídeo corrompido, deve atualizar para a versão mais recente da aplicação da Dropbox (37.4.29+) para dispositivos Mac, deve conectar novamente o dispositivo original, abra o aplicativo Fotos no Mac e importe os arquivos do dispositivo iOS para este. De seguida, arraste e solte manualmente os vídeos da pasta do dispositivo para sua pasta do Dropbox.

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Rodolfo Januário

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