A correia de distribuiĆ§Ć£o Ć© um componente absolutamente vital, apesar da sua relativa simplicidade, e se houver um problema com ela, muitos dos processos do motor serĆ£o completamente desfasados. Mesmo que as outras peƧas estejam tecnicamente a funcionar, se nĆ£o puderem cooperar em conjunto, o motor nĆ£o funcionarĆ” corretamente. Esta nĆ£o Ć©, definitivamente, uma forma segura de conduzir, pelo que deve mandar reparar a correia de distribuiĆ§Ć£o o mais rapidamente possĆvel. No entanto, se nĆ£o tiver a certeza se os problemas do seu automĆ³vel estĆ£o relacionados com a correia de distribuiĆ§Ć£o, existem alguns sinais a que pode estar atento.
Quatro coisas que indicam problemas com a correia de distribuiĆ§Ć£o
RuĆdo de tiquetaque vindo do motor
O funcionamento da correia de distribuiĆ§Ć£o dentro do motor Ć© suposto ser geralmente silencioso. No entanto, se a correia estiver desgastada num determinado ponto, a sua aderĆŖncia pode escorregar durante o seu funcionamento. Mesmo que seja apenas por um momento, esse deslizamento pode fazer com que os veios ou cilindros bloqueiem por breves instantes antes de a correia voltar a agarrar-se.
Esse bloqueio rĆ”pido pode produzir um ruĆdo caracterĆstico de tiquetaque vindo do motor. Uma vez que estĆ” a ser causado por uma falha de rotaĆ§Ć£o na correia, o tiquetaque deve ser bastante consistente e uniforme, nĆ£o muito diferente de um relĆ³gio. Ć verdade que este sintoma especĆfico tambĆ©m pode indicar uma baixa pressĆ£o do Ć³leo no seu veĆculo, mas, de qualquer forma, algo estĆ” a correr mal no funcionamento do seu motor, o que justifica um exame de manutenĆ§Ć£o.
Fumo ou gases de escape excessivos
Uma coisa que nunca quer ver a sair do seu carro, seja em que circunstĆ¢ncia for, Ć© fumo de cor escura. Embora provavelmente nĆ£o signifique que o seu carro estĆ” prestes a explodir, significa que o seu motor estĆ” a trabalhar em excesso.
Quando a correia de distribuiĆ§Ć£o perde o controlo da situaĆ§Ć£o, muitos dos outros processos do motor ficam dessincronizados. Um desses processos Ć© a extraĆ§Ć£o de combustĆvel do depĆ³sito para os cilindros. Se a correia estiver avariada, pode ser aspirado mais combustĆvel do que o necessĆ”rio, o que leva a que o excesso seja despejado no tubo de escape e entre em combustĆ£o, criando fumo.
O motor nĆ£o funciona
Normalmente, quando se roda a chave na igniĆ§Ć£o do carro, a correia dentada comeƧa a rodar e faz girar a cambota. A cambota Ć© o que fornece energia a todo o resto do carro, por isso, se nĆ£o estiver a funcionar, nĆ£o vai a lado nenhum. Isto significa que, se a correia dentada estiver tĆ£o desgastada que nĆ£o consegue agarrar a cambota de forma consistente, pode nĆ£o ser capaz de fazer girar as coisas de forma suficientemente rĆ”pida e consistente para se inflamar. Pior ainda, se a correia de distribuiĆ§Ć£o se tiver partido completamente, entĆ£o nĆ£o hĆ” forma de o motor se ligar fisicamente ao resto do automĆ³vel. De qualquer forma, o resultado Ć© que o motor nĆ£o consegue rodar quando o tenta ligar.
O motor comporta-se de forma errĆ”ticaĀ
Quando se circula a alta velocidade na autoestrada, Ć© quando a correia dentada estĆ” a trabalhar mais intensamente. HĆ” muita energia a circular no motor quando estĆ” a alta velocidade. Assim Ć© vital manter todos os processos em sintonia uns com os outros. No entanto, se a correia de distribuiĆ§Ć£o estiver desgastada ou danificada, pode comeƧar a ver um comportamento invulgar do seu motor enquanto estĆ” neste ambiente de alta velocidade.
Mesmo que a correia dentada esteja apenas ligeiramente desgastada, com a rapidez com que estƔ a rodar a alta velocidade, vai comeƧar a ver estranhas peculiaridades no funcionamento do seu motor. Por exemplo, quando estƔ a funcionar a cerca de 2000 a 4000 RPM, pode comeƧar a ouvir estalidos no capot do carro