Este inseto é conhecido por muitos nomes. Peixinho-de-prata, traça ou lepisma. No entanto isto é o que menos importa. Embora possam não ser um problema por si só podem significar que algo se passa no seu lar. Assim se vir isto pode significar que tem um problema na sua casa!
Se vir isto pode ter um problema grave na sua casa!
Muitas vezes não ligamos muito a estes insetos que em muitos casos até pensamos estar ligados ao papel, o que é errado. De facto, estes peixinhos-de-prata são a indicação de que se passa algo na sua casa. Nomeadamente humidade e se não for controlada pode tornar-se num problema grave e dispendioso para resolver!
São tão pequenos que mal se consegue vê-los… mas se vir um pequeno inseto prateado a rastejar pela sua casa, pode ter um grande problema.
Os especialistas aconselham qualquer pessoa que veja um peixe prateado na sua propriedade a não o ignorar, mas sim a tomar medidas imediatas para verificar a humidade.
Estes insetos prateados brilhantes adoram condições de humidade e desenvolvem-se em torno da água.
Quando vê um deles a entrar ou a sair dos rodapés ou nos espaços à volta dos parapeitos das janelas, é provavelmente um sinal de que tem humidade dentro da sua propriedade.
Se não for controlada, a humidade pode causar uma miríade de problemas, incluindo a fissuração dos tijolos, o apodrecimento das vigas, a deterioração do gesso e a propagação de esporos de bolor. Em casos extremos, pode arrasar completamente a qualidade do ar.
A humidade pode ser causada por todo o tipo de coisas, desde canos de esgoto com fugas a condensação, impermeabilização contra a humidade envelhecida ou má ventilação, especialmente em torno de casas de banho ou cozinhas onde fica muita água suspensa no ar.
A causa pode ser difícil de determinar mas, de qualquer modo, detetar peixinhos prateados dentro de casa pode ser um sinal de que há humidade para resolver.
Escusado será dizer que quanto mais cedo detetar sinais de humidade, mais fácil será livrar-se dela.
Assim aconselha-se as pessoas a procurarem indícios nas paredes, tais como manchas de humidade e reboco a descascar.
Outros sinais incluem humidade e cheiro a mofo, madeira apodrecida e bolor que aparece nas paredes, no chão ou no teto.
Entre as soluções propostas, contam-se a utilização de um desumidificador, a ventilação da sua casa ou a verificação de fugas nos canos. É boa ideia apostar no revestimento das paredes com tinta à prova de humidade. Também se necessário na contratação de um profissional para tratar as áreas afetadas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!