A Tesla dispensa apresentações. Produz veículos muito atrativos e também uma das tecnologias autónomas mais avançadas na indústria automóvel. Dito isto, cada veículo Tesla que é vendido chega com a funcionalidade de piloto automático que permite conduzir em segurança com a supervisão do condutor. No entanto, este sistema foi investigado inúmeras vezes por causar acidentes. As alegações têm alguma verdade? Será que o principal trunfo da Tesla é o seu maior problema?
Principal trunfo da Tesla pode ser o maior problema!
A Tesla é número um nos Estados Unidos e como tal é neste país que nos podemos concentrar para vermos o que os casos práticos nos dizem.
Ora de acordo com o Departamento de Transportes Norte-Americano, 439 veículos da Tesla estiveram envolvidos em acidentes desde julho de 2021. Isto em situações que envolveram o piloto automático. De facto, em comparação com outros fabricantes de automóveis, a Tesla tem o maior número de acidentes reportados relacionados com a tecnologia autónoma. No entanto isto pode dever-se ao facto da Tesla vender mais veículos do que qualquer outra empresa de automóveis na América do Norte.
Como resultado, avaliou-se o Piloto Automático da Tesla em diferentes ocasiões após acidentes graves. Por exemplo, em 2018, um Tesla Model X despistou-se enquanto o condutor utilizava o piloto automático como refere a agência Reuters.
Da mesma forma, outro acidente fatal no dia 12 de maio de 2022, a envolver um Tesla Model S, também é suspeito de ter sido causado pelo piloto automático. As investigações continuam a acumular-se e há pelo menos mais 35 casos em aberto.
Para além disso, muitos condutores de veículos Tesla já se queixaram de algo chamado travagem fantasma. Alguns deles até estão a processar este fabricante.
De quem é a culpa afinal?
O piloto automático da Tesla é uma tecnologia autónoma de nível 2. De forma mais sucinta, pode conduzir e acionar automaticamente os travões, mas o condutor precisa de intervir quando a situação o exige. Isto significa que se estiver envolvido num acidente de carro, o condutor é responsável aos olhos da lei. Mesmo com o piloto automático ativo.
Devido a alguns problemas graves que ocorreram quando os condutores estavam distraídos a Tesla atualizou o seu software para ativar um sistema que verifica se o condutor está atento ou não. Isto através de câmaras. É que na realidade é necessária sempre a nossa atenção.
O piloto automático torna a navegação mais segura
Mesmo que os acidentes possam acontecer quando os condutores usam o Piloto Automático da Tesla, o software torna a condução mais segura. Isto por 94% dos acidentes ocorrem devido a erros humanos.
O sistema de piloto automático da Tesla é de nível 2 e de facto para estarmos totalmente descansados terá de chegar ao nível 5. Enquanto isso acontece temos de estar sempre atentos à estrada e em caso de perigo assumir o controlo manual.
Ou seja, por um lado o principal trunfo da Tesla pode ser um problema sim, mas sobretudo se houver falta de consciência por parte dos condutores.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!