Há vários anos que andamos a ouvir falar de um salto qualitativo muito significativo no mundo do áudio sem fios, o que claro está, tem um nome… Lossless. Um salto na qualidade do áudio sem fios muito necessário, mas difícil de alcançar, porque como deve saber, o Bluetooth tem limitações na quantidade de informação que consegue passar por segundo.
É exatamente por isso que se começou a brincar com produtos capazes de tirar partido do Wi-Fi. Pois bem, os primeiros auscultadores Wi-Fi Lossless já são uma realidade.
Primeiros auscultadores Lossless usam Bluetooth e Wi-Fi
Estamos a falar dos HED Unity, que como já deve ter percebido, não são produzidos por uma Bose, Sony, Apple, Samsung, ou sequer pela Sonos, que anda a prometer produtos capazes de oferecer áudio lossless sem fios há vários anos. É um produto feito pela Suiça HED Technologies. Uma empresa, que até ao anúncio e lançamento deste produto, tinha pouco mais de 200 seguidores no instagram.
Dito isto, valem a pena?
Bem, estes auscultadores sem fios são capazes de fazer coisas que os produtos mais famosos do mercado pura e simplesmente não fazem. Tudo graças à tecnologia Full-Fidelity, que ultrapassa as barreiras e limitações do Bluetooth, para utilizar a sua rede Wi-Fi local, e assim oferecer áudio de alta qualidade 24bit/96kHz para os seus ouvidos. Estes são os primeiros auscultadores capazes de tal proeza.
Porém, é preciso ter calma, porque apesar de impressionante, o mundo do Hi-Fi é um pouco mais exigente que isto. Afinal, os serviços de streaming de música já capazes de oferecer música lossless vão até aos 24bit/192 kHz. Um nível de áudio, que por enquanto, ainda precisa de auscultadores com fios e um DAC de qualidade.
Quanto às especificações técnicas, e preço, bem, temos boas e más notícias!
Estes auscultadores estão cheios de tecnologia até à ponta dos seus cabelos, com um processador dual core, memória, giroscópio, entre outros sensores, de forma a ser capaz de oferecer o aúdio perfeito 360º. Tem também 12 microfones para um ANC a sério. Porém, tudo isto tem um preço, e neste caso ultrapassa os 2000€. Um preço que até faz parecer os AirPods Max e Sony 1000XM5 baratos. Mas isto é normal, é o início de algo muito interessante dentro do mundo do áudio sem fios. Agora que alguém já começou as hostilidades, vamos ver uma maior aposta no lossless… Finalmente!
Saiba mais aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!