Primeiro SSD capaz de ultrapassar os 12GB/s está a chegar!

Muito se tem falado acerca dos novos SSD PCIe 5.0, que em teoria, conseguem um nível de performance 2x superior aos melhores SSDs PCIe 4.0 já disponíveis no mercado. Pois bem, à semelhança daquilo que aconteceu com o padrão PCIe 4.0, o melhor não pode aparecer logo no início do ciclo de vida. Porém, parece que a evolução vai ser mais rápida na nova geração.

Afinal de contas, numa altura em que os primeiros SSD PCIe 5.0 têm semanas de vida nas prateleiras, com velocidades a chegar aos 10GB/s, eis que já temos a promessa de SSDs capazes de chegar a uns muito interessantes 12GB/s! Interessantes porquê? Bem, o limite teórico da tecnologia deve andar à volta dos 14GB/s.

Primeiro SSD capaz de ultrapassar os 12GB/s está a chegar!

Portanto, já apareceu um SSD ‘modelo’ na Internet, desenvolvida pelas mãozinhas da Crucial. Estamos a falar de um SSD T700 PCIe 5.0 NVMe M.2, que entretanto foi enviado para a equipa do canal Linus Tech Tips, de forma a ser testado de forma muito exigente e detalhada. Dito isto, algo de curioso neste SSD, é mesmo o controlador escolhido, um Phison PS5026-E26, que é completamente banal no mundo PCIe 5.0.

Quanto à performance propriamente dita, este SSD é capaz de oferecer velocidades de leitura à volta dos 12.4 GB/s, e velocidades de escrita capazes de tocar nos 11.9 GB/s. Algo incrível, porque comparativamente a outros SSDs PCIe 5.0, este SSD usa uma refrigeração 100% passiva.

- Advertisement -

Quando é que esse SSD chega ao mercado? Bem, segundo a Crucial, vai ser já em Maio. Quanto ao preço? Bem… Vai ser obviamente assustador, pelo menos na altura do seu lançamento.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.