Primeiro-Ministro anuncia investimento de 200 milhões em inovação

António Costa, primeiro-ministro português, anunciou hoje na sessão de abertura da Venture Summit, um dos sub-eventos presentes da conferência Web Summit, a criação de um novo incentivo à inovação.

Segundo revelou o primeiro-ministro, o novo investimento do Estado insere-se num programa de coinvestimento dirigido a empresas inovadoras que precisam de capital de risco.

“O Estado põe 200 milhões de euros, mas quem decide a sua aplicação são os investidores internacionais ou nacionais que escolhem as melhores empresas, os melhores projetos, a quem é necessário assegurar venture capital para poderem arrancar e desenvolver a sua atividade”, revelou.

António Costa indica ainda que esta solução de investimento foi criada porque “muitas empresas em Portugal, sobretudo nos setores mais inovadores e mais disruptivos, da robótica à biotecnologia, têm encontrado dificuldades em encontrar financiadores que estejam capacitados e aptos a perceber os novos desafios e as novas oportunidades dos novos negócios”.

“Muitas dessas empresas têm felizmente encontrado financiamento lá fora. Então, percebemos que a melhor forma de apoiar o financiamento era através do coinvestimento e lançámos este programa, ‘o programa 200 milhões, coinvest with the best’ (investir com os melhores) “, afirmou.

Para o governo, este programa “é o novo instrumento que criámos, porque julgamos que se pusermos o dinheiro acessível às pessoas certas para realizar os projetos certos, teremos condições para fazer os melhores investimentos”.

A Web Summit é uma conferência mundial dedicada ao empreendedorismo, tecnologia e inovação, e que se vai prolongar até quinta-feira, dia 10 de novembro. Estima-se que tenha a participação de mais de 50 mil pessoas, de mais de 165 países, incluindo mais de 20 mil empresas, 7 mil presidentes executivos e 700 investidores.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário