Primeiro contacto Vonino Zun OX – LTE de orçamento contido


Por em
Apesar do plástico predominante, o Vonino ZUN XO leva pontos pelas laterais em alumínio.
Apesar do plástico predominante, o Vonino ZUN OX leva pontos pelas laterais em alumínio.

Não se sintam mal se o nome Vonino não vos for familiar: a marca Norte-Americana é relativamente recente no mercado e além de smartphones e tablets também vende produtos de som com sistema operativo Android. Embora a sua actividade pareça remontar a 2009, este parece ser o ano da aposta forte, e foi nesse sentido que a Vonino tinha no seu pequeno stand da IFA 2015 o seu interessante Vonino Zun OX 4G LTE.

Por fora, há algo de “Samsung” no Vonino Zun OX, mas o dispositivo tem no entanto alguns pormenores interessantes, como o ecrã de 5 polegadas 2.5D, com resolução HD. As laterais são em alumínio, algo aparente pelos excertos de plástico das antenas. A traseira, em plástico, tem a câmara de 13MP em lugar de grande destaque, embora não nos tenha sido possível averiguar se a protuberância significa estabilização óptica, e logo ao lado temos o altifalante, uma posição nada usual. A câmara frontal, essa, tem 5MP, o que continua a ser interessante.

Em resumo, o desenho é algo brando sem ser entediante, graças a alguns pormenores que de facto atraem a vista e fica-se com a sensação de que este é um telemóvel onde os designers passaram mais tempo do que é usual para este preço.

A câmara de 13MP do Vonino ZUN é perfeitamente aceitável neste segmento.
A câmara de 13MP do Vonino ZUN é perfeitamente aceitável neste segmento.

No interior, o destaque do equipamento é ter tecnologia 4G LTE, mas não deixa de ser interessante do ponto de vista do processador, um octa-core MediaTek MT6753 a 1.3GHz com GPU ARM Mali-T720, especificações que apontam para um equipamento budget. Contamos ainda com 2GB de memória RAM e 16GB de memória ROM. A memória ROM é expansível, mas aceita apenas cartões com um máximo de 32GB, suficiente, mas pouco atractivo. Das especificações, soubemos que a bateria de 2150mAh aguentava 200 horas em standby ou 4 horas em utilização. Este último valor parece-nos francamente limitado, sendo potencialmente uma gralha da folha de características.

Outras características do Vonino ZUN OX são o chip GPS e o Bluetooth 4.0.

Em si, o equipamento não deixa de transparecer a sua faixa de mercado, mas o ecrã e os contornos em metal dão-lhe um ar razoavelmente distinto. Em sua defesa, o ecrã tem qualidade razoável, e os ângulos de visão são

O ecrã 2.5D do Vonino ZUN XO é dos melhores apontamentos do seu desenho.
O ecrã 2.5D do Vonino ZUN OX é dos melhores apontamentos do seu desenho.

perfeitamente aceitáveis nesta gama de preço. No fundo o Vonino ZUN OX tem alguns argumentos para se distinguir nesta gama de preço, e o 4G LTE pode ser um excelente argumento para o mercado Europeu, ao qual chegará em Outubro. O preço indicativo de €199 é bastante competitivo, face a algumas alternativas actualmente existentes no mercado como o Samsung A3 (com um ecrã mais pequeno, processador quad-core e câmara de 8MP) ou o Sony T3 (ecrã maior, processador quad-core, câmara menos potente e menor memória).

O Vonino ZUN OX parece colocar-se favoravelmente contra estes tipos de equipamento, ao mesmo tempo que tem as especificações e preço para ir de encontro à fatia de mercado dos equipamentos de marca branca das operadoras. Certamente o preço de €199 será mais atraente na Alemanha que em Portugal. Por lá será uma verdadeira pechincha. Por cá, ainda estamos a tentar saber se chegará ao mercado.

 

Leia também

Ou veja mais notícias de Reviews

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.