Num dos maiores stands da IFA, e com o novíssimo Mate S a tomar a luz da ribalta, a Huawei tinha ainda assim expostos diversos dos seus modelos mais recentes, incluindo o mais novo integrante da gama Honor, o Honor 7.

O Honor 7 tem um acabamento sóbrio, mas de qualidade.
O Honor 7 tem um acabamento sóbrio, mas de qualidade.

Se bem se lembram, o Honor 7 foi bastante badalado por ter recebido 9 milhões de encomendas numa semana, e reunindo um preço bastante atraente para as especificações que tem, não é de admirar. O Huawei Honor 7 reúne efectivamente alguns dos predicados dos equipamentos mais recentes da Huawei, ao mesmo tempo que tem argumentos próprios.

A começar, traz-nos o ecrã de 5,2 polegadas em Full HD do Huawei P8, com o processador HiSilicon Kirin 935 que agora equipa também o Mate S, além de 3GB de RAM e armazenamento interno expansível de pelo menos 16GB, com outra versão a trazer de raiz 32GB. Um pormenor interessante é o disfarce das margens do ecrã na cor branca do painel, gerando um resultado final refinado.

Em si mesmo, o ecrã é de excelente qualidade, com bons ângulos de visão e pouca ou nenhuma alteração dos tons em ângulos de visão razoavelmente apertados. Em suma, é o tipo de qualidade que temos vindo a poder esperar da marca-mãe.

Apesar dos orifícios gémeos, julgamos que só o da direita será altifalante.
Apesar dos orifícios gémeos, julgamos que só o da direita será altifalante.

O grande destaque no Honor 7 é a potente câmara fotográfica traseira com um sensor Sony IMX230, com 20 milhões de pixéis, AF de 192 pontos com detecção de fases, e capacidade de filmar em HDR e 4K, predicados francamente impressionantes. À frente encontramos uma câmara de 8MP, valor mais do que atraente para amantes de selfies. De realçar ainda que a câmara principal é protegida com vidro de safira para uma maior resistência a arranhões, que de outro modo contribuiriam sempre para reduzir a qualidade de imagem do que é um dos melhores sensores no mercado.

Quem já utilizou o P8 ou o mais recente Mate S, reconhecerá sem dúvida o interface da câmara e as suas funcionalidades. O foco parece suficientemente rápido para a maioria das situações, embora não tenhamos tido muito tempo para o testar, enquanto a combinação entre o Kirin 935 e os 3GB de RAM dão à EMUI 3.1 uma excelente capacidade de resposta. Os gráficos nos jogos deverão ser igualmente mais do que satisfatórios.

As linhas convencionais mas refinadas do Honor 7 são aparentes. O acabamento metálico fica soberbo.
As linhas convencionais mas refinadas do Honor 7 são aparentes. O acabamento metálico fica soberbo.

Finalmente, a bateria é de 3100mAh, que deve ser mais do que suficiente para manter o Honor 7 a funcionar durante bastantes horas. Como seria de esperar, não é amovível.

Se estas especificações chegam para causar alguma inveja a muitos equipamentos da mesma gama de preço, um ponto alto do Huawei Honor 7 é sem dúvida o seu exterior, com um acabamento em metal fosco e laterais em bisel. Não há componentes mal alinhados ou desproporcionais, a construção é cuidada e de elevada qualidade. Na traseira, uma curvatura torna o telemóvel bastante confortável na mão e confere-lhe um perfil razoavelmente fino. De facto, o autor ficou bastante agradado pelo toque geral do Honor 7, que exala qualidade, ainda que sem grandes apontamentos de luxo.

Os botões de volume e bloqueio estão no lado direito, numa posição suficientemente próxima para os movimentos do polegar não serem demasiado forçados, mas tendo em conta as dimensões do telemóvel, posições mais abaixo seriam mais ergonómicas.

Com 20MP, o Huawei Honor 7 tem das câmaras mais potentes do mercado, com foco por detecção de fases.
Com 20MP, o Huawei Honor 7 tem das câmaras mais potentes do mercado, com foco por detecção de fases.

A ranhura para o cartão SIM está do lado esquerdo e, como tem sido normal, o tabuleiro pode alojar ora dois nanoSIM, ora um nanoSIM e um microSD, conforme a versão do smartphone.

Entre as especificações internas sólidas e o acabamento exterior simples e elegante, o Huawei Honor 7 oferece uma das melhores relações preço/qualidade do mercado, pelo menos no papel. Parece ser uma boa opção para quem procura especificações bastante sólidas, sem pagar extra por um design complexo. O preço actual de referência é de €350.

 

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.