Após a sua estreia em países como Turquia, Filipinas, Marrocos, Índia ou Nigéria, chega agora a Portugal e Espanha o primeiro smartphone com sistema Android One, criado por uma parceria com a Espanhola BQ. A Leak esteve presente no lançamento, no Google Campus Madrid.
A parceria Google e BQ
Cada fabricante coloca nos seus smartphones uma ROM própria, umas melhor, e outras pior conseguidas, o que tem como efeito final um sistema operativo pouco adequado aos smartphones de especificações mais contidas e portanto com preços mais acessíveis. Muitos smartphones nestas condições ficam por isso presos a versões anteriores do sistema Android: mais leves, mais pequenas, mas igualmente menos capazes.
O Android One surge por isso como vontade declarada da Google de permitir ao público com orçamento menor ou em países em vias de desenvolvimento, o acesso às mais recentes funcionalidades Android, sem ser necessário optar por telemóveis mais onerosos. O Android One é por isso uma versão stock do Android, sem bloatware, costumizações do fabricante ou qualquer outra alteração. Aquilo a que Google e BQ chamaram de uma “experiência pura”, traduz-se ainda na grande vantagem dos dispositivos receberem directamente da Google as suas actualizações de segurança, à medida que vão saindo, contornando a burocracia que geralmente vê a necessidade de cada OEM e posteriormente cada operadora aprovar cada actualização, atrasando-as e podendo comprometer os utilizadores face a ameaças de segurança mais recentes.
É aqui que entra a BQ. A empresa Espanhola, que desde o seu surgimento tem mostrado bastante orgulho no facto de conceber e desenhar em solo Europeu os seus principais dispositivos, tem já experiência na adaptação de equipamentos a outros sistemas operativos, caso do Ubuntu, em parceria com a Canonical. São elementos que parecem tornar a BQ a parceira óbvia para este projecto.
Principais características do BQ Aquaris A4.5 Android One
O BQ Aquaris A4.5 é caracteristicamente BQ, no seu desenho e especificações. De facto, parece ser um Aquaris M4.5 em todos os aspectos, exteriores e técnicos. Temos laterais rectas, cantos arredondados e uma traseira ligeiramente mais estreita, graças a um rebordo fino, com uma sensação geral de construção de qualidade.
Em termos de hardware, o BQ Aquaris A4.5 continua a tradição da BQ de recorrer a SoC da MediaTek, com o MT6735M de quatro cores Cortex A53 até 1GHz e GPU Mali T720-MP1. Do lado da RAM, 1GB parece-nos bastante curto, mesmo considerando o sistema operativo mais leve, mas os 16GB de armazenamento interno expansíveis até 64GB já são bastante interessantes, face ao mercado actual.
O ecrã é uma unidade de 4.5 polegadas qHD, o que significa 540 x 960 pixéis com tecnologia Quantum Color + e protecção Dragontrail. Vem ainda equipado com a tecnologia MaxTouch com capacidade de até 5 multipontos, e implementação de toque duplo para activar o ecrã.
No departamento das câmaras, temos uma combinação de 8MP na traseira e 5MP na frente, com capacidade de vídeo em 720p. O que nos parece mais interessante na câmara principal é a abertura de f2.0, que deverá permitir uma boa capacidade de captação de luz para esta resolução e a capacidade de foco mínimo de 10cm, excelente para fotografia de pormenor.
Apesar de até aqui estarmos perante um muito óbvio entrada de gama, o BQ Aquaris A4.5 oferece capacidade dual SIM com capacidade 4G em ambos, embora não ao mesmo tempo, além de conectividade 4G LTE, e diversos sensores (Sensor Hall – para capa inteligente, bússola electrónica, giroscópio, acelerómetro, sensor de brilho e de proximidade).
Finalmente, dois pontos muito interessantes no BQ Aquaris A4.5 são desde logo a bateria e o som. No primeiro caso, uma unidade LiPo de 2470mAh deverá ser suficiente para garantir sumo por pelo menos um dia, tendo em conta o baixo consumo de processador e ecrã. Por outro lado, o som que já anteriormente nos deixou muito satisfeitos com dispositivos BQ anteriores continua a vir com a marca Dolby em combinação com uma caixa de som e microfone para cancelamento de ruído. De destacar que o equipamento deverá ser actualilzável para o padrão Dolby Atmos.
Na mão
Durante a apresentação, a BQ reforçou a qualidade dos policarbonatos utilizados na construção do BQ Aquaris A4.5 Android One. Em linguagem de leigo, isto significa que a construção do dispositivo é predominantemente de plástico. O resultado é um telemóvel com apenas 115 gramas e por isso que mal se nota na mão, tal é a leveza. As suas dimensões de 63,48 x 131,77 x 8,75mm tornam-no uma coisa rara no mundo actual, capaz de caber facilmente num bolso pequeno nas calças ou camisa.
São estas dimensões e o pequeno encurvamento da traseira que tornam a sua ergonomia bastante razoável, e o ecrã de 4.5 polegadas é ideal para uma utilização com apenas uma mão. Nesta fase, a qualidade do ecrã é difícil de avaliar. Com 88% de cobertura do espectro NTSC, esperamos um comportamento razoável sem chegar a ser notável ou diferenciador, mas os ângulos de visão pareceram positivos.
O sistema operativo é obviamente stock Lollipop, e a BQ promete que será actualizável para o Marshmallow, algo que não temos qualquer dificuldade em acreditar, tendo em conta o envolvimento da Google. Pareceu-nos correr bem, mas não podemos tirar conclusões até termos um equipamento disponível para testes reais.
Expectativa
Com o BQ Aquaris A4.5, o sistema Android One chega a Portugal num equipamento equilibrado, com especificações que não comprometem o objectivo do sistema de oferecer uma operação fluída. Além da conectividade avançada, o Aquaris A4.5 tem alguns pontos muito interessantes, como o armazenamento interno de 16GB, a marca de qualidade Dolby Stereo e a bateria de grande capacidade.
O calcanhar de Aquiles do BQ Aquaris A4.5 poderá no entanto ser o seu preço. Desde logo, €10 mais caro que em Espanha, os seus €179,90 de valor inicial colocam-no numa posição onde enfrentará concorrência feroz de outros equipamentos semelhantes. A maior dúvida que temos é se este preço cumpre totalmente os objectivos do projecto Android One, quanto a criar um equipamento capaz de atrair um público com baixo orçamento, mas que ofereça as principais virtudes de um sistema operativo moderno e conectividade avançada.
No mercado Português, este valor arrisca estar ainda acima do que podem pagar os que seriam, em teoria, os principais beneficiados da iniciativa, e mantendo os seus pontos mais interessantes dentro de um segmento de mercado que já acede a eles. Compreende-se pouco o facto do nosso mercado ser ainda penalizado face ao Espanhol onde o poder de compra é maior e a cobertura 4G mais expressiva. Google e BQ serão em grande parte alheias a esta diferença de preço e é pena que o universo do comércio de telecomunicações em Portugal passe algo à tangente do que é a filosofia desta iniciativa, arriscando em última instância a sua real viabilidade.
Para quem tem alguns trocos extra, no entanto, o BQ Aquaris A4.5 é das opções 4G LTE mais baratas no mercado nacional a usufruir de Android Lollipop, pelo que em última instância o sucesso da iniciativa dependerá de como a versão Android stock se comporta, e do quanto os seus potenciais compradores realmente necessitam das características superiores que oferece face à esmagadora maioria da concorrência de preço e especificações inferiores.
Estamos em crer que a experiência geral de utilização será o “deal maker” deste dispositivo e por isso aguardamos a oportunidade de avaliar um a fundo.
Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.
Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui
Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.