Primeiras placas gráficas Intel de segunda geração começam a aparecer!

Como estamos fartos de dizer, a Intel vai ser a primeiras das “3 grandes” a lançar a sua nova geração de placas gráficas. Produtos onde a performance pode não vir a ser tão incrível face às ofertas da AMD e da NVIDIA, mas, ainda assim, curiosas o suficiente para fazer mossa neste mercado, graças a um novo e renovado foco na qualidade/preço.

Primeiras placas gráficas Intel de segunda geração começam a aparecer!

primeiras placas gráficas intel de segunda geração começam a aparecer!

Portanto, os rumores eram mesmo verdade! As novas placas gráficas Intel vão chegar ao mercado ainda durante este ano de 2024. Aliás, algumas até já apareceram na Amazon, onde foi possível ver algumas das ofertas da ASRock.

Mais concretamente, tivemos listagens na amazon de placas gráficas ASRock B580 Steel Legend, que confirmam o uso da arquitetura Xe2-HPG, e também de um OC de fábrica capaz de ir até aos 2.8GHz. Aqui temos de salientar que o GPU é produzido nas linhas de 4nm da TSMC, e como tal, existe muita capacidade de OC para explorar.

Esta placa também chega ao mercado com 12GB de memória GDDR6 (19 Gbps), o que significa um aumento na capacidade de memória muito interessante face à A580 da primeira geração de placas gráficas Intel.

Falta o preço…

A A580 chegou ao mercado com um preço à volta dos 179 dólares. Um preço que nós nunca vimos na Europa, porque estas placas chegaram às prateleiras a conta-gotas, e com valores demasiado inflacionados.

Mas, desta vez, a Intel tem mesmo a oportunidade de fazer algo diferente. Por isso, consegue imaginar uma placa gráfica de nova geração, com um bom nível de performance na gama média, a menos de 200€? Seria positivo para os consumidorees? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também