Primeiras impressões: ZTE Axon Elite


Por em

A Chinesa ZTE lançou recentemente a sua nova linha de topos de gama, Axon. Na IFA 2015 tivemos a oportunidade de ter um contacto inicial com um animal ainda raro em terras Europeias, o ZTE Axon Elite. A nova variante do Axon foi oficialmente anunciada no dia 04 de Setembro, e deverá chegar ao mercado a 24 de Setembro.

Central à identidade do ZTE Axon Elite é a pele falsa em torno das antenas. Obviamente falsa, infelizmente, mas a ideia é boa.
Central à identidade do ZTE Axon Elite é a pele falsa em torno das antenas. Obviamente falsa, infelizmente, mas a ideia é boa.

E em comum com os restantes Axon, o ZTE Axon Elite tem algumas soluções interessantes, não menos o facto de possuir um chip áudio dedicado, em boa parte responsável por um design algo carregado que poderá não agradar a todos, com o seu rendilhado reminiscente de uma construção da era do aço. Mas se há algo que o ZTE Axon Elite é, é certamente distinto.

Uma boa parte dessa distinção encontra-se na parte de trás do dispositivo: o ZTE Axon Elite possui uma câmara dual de 13MP + 2MP, cuja vantagem é oferecer possibilidades extra de pós-edição, incluindo escolher diversos níveis de foco e bokeh. Tal como a versão Axon Lux, o Axon Elite inclui agora um sensor de impressões digitais logo abaixo do módulo da câmara e, para um aspecto ainda mais premium, a equipa de design da ZTE cobriu as duas extremidades da traseira (presumivelmente onde se encontram as antenas) com um simulacro de pele, incluindo costuras, mas quão eficiente é esta solução em termos de estética, está aberto a discussão. A ideia é no entanto bastante fora da caixa.

A aposta no áudio é patente em ambas as extremidades do ZTE Axon Elite.
A aposta no áudio é patente em ambas as extremidades do ZTE Axon Elite.

À frente, o ecrã do Axon Elite pode parecer bastante standard, mas com 5.5 polegadas e resolução Full HD, tem ainda a seu favor ser o primeiro disponível no mercado com Gorilla Glass 3 com camada anti-germes. O ecrã é tecnicamente 2.5D, mas com o rendilhado do topo e base, quase nos esquecemos disso.

É aí na frente que se encontra igualmente a câmara de 8MP que serve também de sensor ocular. Finalmente, em termos de opções biométricas, o Axon traz-nos ainda desbloqueio por voz.

Por dentro as coisas ficam ainda mais interessantes com o chip AKM 4961 Hi-Fi dedicado, que deverá fazer as delícias dos audiófilos. No entanto não foi algo que pudéssemos de todo testar na IFA, por motivo da confusão e ruído em volta que se faziam sentir. Trata-se de um chip da Asashi Kasei com quatro canais ADC de 24 bits e som stereo de 32 bits, e que também pode ser encontrado no ZTE Nubia Z9, até agora com boas referências.

Não convém esquecer igualmente o Snapdragon 810 com velocidade máxima de 2GHz e 3GB de RAM, além de armazenamento interno de 32GB, expansível através de microSD. Sabemos pouco sobre como terá o ZTE Axon Elite controlado o aquecimento do processador, mas as informações actuais não apontam este como sendo um dispositivo problemático.

Em conjunto, as câmaras de 13MP e 2MP permitem modos de edição avançados.
Em conjunto, as câmaras de 13MP e 2MP permitem modos de edição avançados.

Outro aspecto que gostamos foi da interface do Axon, bastante tridimensional e com um feeling industrial de tonalidades latão e metálicas. Quanto ao autor, acaba por criar um equilíbrio interessante com a estética global do equipamento.

Entre as suas especificações de topo e o design peculiar com os pormenores em falso cabedal, o ZTE Axon Elite é dos telemóveis mais fáceis de identificar no mercado actual. A ZTE não tem para já uma tradição de equipamentos de desenho ímpar e construção de aspecto superior, mas com o Axon parecem apostados em mudar esta posição. O seu arrojo talvez não seja para qualquer sentido de estética, mas é inegável que tem algum carácter e isso, aliado a um preço razoável, mais as especificações técnicas, tornam o Axon um verdadeiro negócio da China.

 

Leia também

Ou veja mais notícias de Reviews

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Puro lança novos FitWatch: O seu Personal Trainer no pulso

Primeiro contacto com Huawei Honor 7

Seguinte