Inicio Reviews Primeiras impressões: ZTE Axon Elite

Primeiras impressões: ZTE Axon Elite

A Chinesa ZTE lançou recentemente a sua nova linha de topos de gama, Axon. Na IFA 2015 tivemos a oportunidade de ter um contacto inicial com um animal ainda raro em terras Europeias, o ZTE Axon Elite. A nova variante do Axon foi oficialmente anunciada no dia 04 de Setembro, e deverá chegar ao mercado a 24 de Setembro.

Central à identidade do ZTE Axon Elite é a pele falsa em torno das antenas. Obviamente falsa, infelizmente, mas a ideia é boa.
Central à identidade do ZTE Axon Elite é a pele falsa em torno das antenas. Obviamente falsa, infelizmente, mas a ideia é boa.

E em comum com os restantes Axon, o ZTE Axon Elite tem algumas soluções interessantes, não menos o facto de possuir um chip áudio dedicado, em boa parte responsável por um design algo carregado que poderá não agradar a todos, com o seu rendilhado reminiscente de uma construção da era do aço. Mas se há algo que o ZTE Axon Elite é, é certamente distinto.

Uma boa parte dessa distinção encontra-se na parte de trás do dispositivo: o ZTE Axon Elite possui uma câmara dual de 13MP + 2MP, cuja vantagem é oferecer possibilidades extra de pós-edição, incluindo escolher diversos níveis de foco e bokeh. Tal como a versão Axon Lux, o Axon Elite inclui agora um sensor de impressões digitais logo abaixo do módulo da câmara e, para um aspecto ainda mais premium, a equipa de design da ZTE cobriu as duas extremidades da traseira (presumivelmente onde se encontram as antenas) com um simulacro de pele, incluindo costuras, mas quão eficiente é esta solução em termos de estética, está aberto a discussão. A ideia é no entanto bastante fora da caixa.

A aposta no áudio é patente em ambas as extremidades do ZTE Axon Elite.
A aposta no áudio é patente em ambas as extremidades do ZTE Axon Elite.

À frente, o ecrã do Axon Elite pode parecer bastante standard, mas com 5.5 polegadas e resolução Full HD, tem ainda a seu favor ser o primeiro disponível no mercado com Gorilla Glass 3 com camada anti-germes. O ecrã é tecnicamente 2.5D, mas com o rendilhado do topo e base, quase nos esquecemos disso.

É aí na frente que se encontra igualmente a câmara de 8MP que serve também de sensor ocular. Finalmente, em termos de opções biométricas, o Axon traz-nos ainda desbloqueio por voz.

Por dentro as coisas ficam ainda mais interessantes com o chip AKM 4961 Hi-Fi dedicado, que deverá fazer as delícias dos audiófilos. No entanto não foi algo que pudéssemos de todo testar na IFA, por motivo da confusão e ruído em volta que se faziam sentir. Trata-se de um chip da Asashi Kasei com quatro canais ADC de 24 bits e som stereo de 32 bits, e que também pode ser encontrado no ZTE Nubia Z9, até agora com boas referências.

Não convém esquecer igualmente o Snapdragon 810 com velocidade máxima de 2GHz e 3GB de RAM, além de armazenamento interno de 32GB, expansível através de microSD. Sabemos pouco sobre como terá o ZTE Axon Elite controlado o aquecimento do processador, mas as informações actuais não apontam este como sendo um dispositivo problemático.

Em conjunto, as câmaras de 13MP e 2MP permitem modos de edição avançados.
Em conjunto, as câmaras de 13MP e 2MP permitem modos de edição avançados.

Outro aspecto que gostamos foi da interface do Axon, bastante tridimensional e com um feeling industrial de tonalidades latão e metálicas. Quanto ao autor, acaba por criar um equilíbrio interessante com a estética global do equipamento.

Entre as suas especificações de topo e o design peculiar com os pormenores em falso cabedal, o ZTE Axon Elite é dos telemóveis mais fáceis de identificar no mercado actual. A ZTE não tem para já uma tradição de equipamentos de desenho ímpar e construção de aspecto superior, mas com o Axon parecem apostados em mudar esta posição. O seu arrojo talvez não seja para qualquer sentido de estética, mas é inegável que tem algum carácter e isso, aliado a um preço razoável, mais as especificações técnicas, tornam o Axon um verdadeiro negócio da China.

  Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

MIUI 13: estes são os smartphones Xiaomi que vão receber!

A interface da Xiaomi, a MIUI, é sem dúvida uma das melhores. Não só pelo design clean e com alguns elementos inspirados na Apple,...

Galaxy Buds Beyond: são estes os novos auriculares da Samsung?

A Samsung está a preparar-se para um evento Unpacked no início de Janeiro. Aí, a gigante coreana deve apresentar a gama Galaxy S21 mas...

Black Friday Super Sale: Oferta do Windows 10 e Office por um preço louco!

Está preparado para uma das maiores oportunidades desta Black Friday? Então aproveite agora mesmo esta grande novidade integrada na GoDeal24.com Black Friday Super Sale!...

Samsung retoma o update One UI 3.0 beta para o Fold 2!

Outro dia referimos na Leak que a Samsung suspendeu o update One UI 3.0 Beta para o Galaxy Z Fold 2. Isto devido a...

Huawei: finalmente as lentes líquidas estão a caminho do P50!

Não é a primeira vez que falamos de lentes líquidas na Leak associadas à Huawei. De facto, já muito se falou mas ainda nada...