Primeiras impressões: Sony Xperia Z5 Premium, um telemóvel de elite


Por em

A bem da verdade se diga que o Sony Xperia Z5 Premium não precisaria do epíteto: basta um olhar rápido para percebermos que este dispositivo foi pensado para fazer parar o trânsito e a Sony investiu forte na criação de um dispositivo de valor acrescentado. O Sony Xperia Z5 Premium transborda luxo e qualidade de construção, mas a Sony relembra que é o primeiro smartphone 4K no mercado e, por dentro, há ainda muita potência de sobra para o tornar um equipamento disponível apenas para eleitos. A Leak teve a oportunidade de receber um dos primeiros Z5 Premium em Portugal e esta é a nossa experiência ao fim de escassos dias com um smartphone de excepção.

Características principais

Um estilo inconfundível e uma construção com excelentes materiais, caracterizam o Sony Xperia Z5 Premium cromado.
Um estilo inconfundível e uma construção com excelentes materiais, caracterizam o Sony Xperia Z5 Premium cromado.

O Sony Xperia Z5 Premium representa uma inovação na gama Z, já que, até agora, não existia na gama um elemento onde o luxo e estilo estivessem tão marcadamente na ordem do dia. De facto, Se o Xperia Z5 tem as características de um telemóvel potente, o Z5 Premium mantém essas características, mas acrescenta-lhe o estilo do Sony Xperia Z3+/Xperia Z4, nomeadamente na moldura em aço inoxidável e no vidro espelhado na traseira.

Por dentro encontramos um Qualcomm Snapdragon 810 a 2.0GHz, com GPU Adreno 403, 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno expansível. A câmara principal leva um grande destaque: são 23MP com autofoco por detecção de fases, flash duplo LED. A história poderia acabar aqui, mas tudo indica que o sensor é de facto de de 25MP, um recorde ainda maior. Geralmente a resolução dada é para o formato 4:3, e quando utilizamos um formato 16:9 os sensores “ignoram” as porções superior e inferior do sensor, ficando menos pixéis, Para contornar o problema, o sensor IMX300 tem pixéis extras que autorizam 23MP no formato 4:3, abdicando de alguma da largura, e 20MP no formato 16:9, o que é a maior resolução no mercado neste formato.

Obviamente que a câmara principal traz também a capacidade de filmagem de vídeo em 4K. É de resto uma característica herdada do Z3, embora a Sony tenha melhorado a eficácia do vídeo 4K, cujo sobreaquecimento gerado levava a grandes limitações na série anterior.

E claro, o Xperia Z5 Premium (e os restantes Z5, na verdade) não é o primeiro Xperia Z a filmar em 4K, mas é obviamente o primeiro a poder reproduzir o vídeo, graças a um poderoso ecrã de 5.5 polegadas com resolução 4K, o primeiro no mercado, portanto com 2160 x 3840 pixéis para uma estonteante densidade de 806 pixéis por polegada.

O Sony Xperia Z5 Premium tem um excelente ecrã. Abordaremos no futuro o porquê de só raramente utilizar a resolução 4K.
O Sony Xperia Z5 Premium tem um excelente ecrã. Abordaremos no futuro o porquê de só raramente utilizar a resolução 4K.

Outra inovação do Xperia Z5 Premium é mesmo o sensor de impressões digitais no interruptor lateral, uma solução única e interessante, que não necessita de botões extras e contribui para o design minimalista do equipamento.

Contamos ainda com uma câmara de 5MP para selfies à frente, e claro, conectividade 4G LTE Cat6, Bluetooth v4.1 e NFC. Ainda a destacar, a bateria relativamente generosa de 3430mAh, com carregamento rápido capaz de 60% em 30 minutos.

Não esquecer também que o Sony Xperia Z5 Premium tem certificação IP68 para resistência à água até 1.5m e durante 30 minutos.

Disponível em preto, cromado e dourado, o Sony Xperia Z5 Premium veio para atrair olhares.

Primeiras impressões

Se dúvidas houvesse, a Sony aposta forte no branding com o nome Xperia em baixo relevo.
Se dúvidas houvesse, a Sony aposta forte no branding com o nome Xperia em baixo relevo.

O primeiro que nos assalta à vista é a construção excepcional do Sony Xperia Z5 Premium, onde já destacamos o aço inoxidável e o vidro polido da traseira, características herdadas do Sony Xperia Z3+/Z4 que não chegou ao mercado nacional. Na versão cromada que recebemos, o vidro é um verdadeiro espelho, e reside aí a nossa principal queixa relativa a este equipamento: a superfície está constantemente marcada com impressões digitais, por mais que o limpemos ou cuidado que tenhamos.

Nas laterais, é algo diferente. O aço inoxidável fosco dá peso e resistência ao dispositivo e impressiona pela sua aparente robustez. Confere um ar cibernético ao dispositivo e o geek em nós diria que se houvesse um Transformer DeLorean, transformar-se-ia no Z5 cromado. Do ponto de vista ergonómico os robustos 7,8mm de espessura e o peso do dispositivo contribuem para um toque muito específico, muito denso e a Sony pensou, muito claramente na mão esquerda.

Quando manuseamos o Sony Xperia Z5 Premium, os botões, concentrados na parte de baixo do lado direito, caem praticamente nos dedos certos. Teremos de nos habituar à posição, mas para já parece resultar bastante bem. A história é diferente com a mão direita, claro, mas a proximidade dos botões autoriza movimentos curtos com menor risco de quedas acidentais.

Passemos ao ecrã, a grande maravilha tecnológica do Z5 Premium. Necessitaremos mesmo de um ecrã com tanta resolução? A verdade é que, mais do que precisarmos, o exercício tecnológico é importante e abrem-se assim novas possibilidades para o futuro. Como sabemos actualmente, o Sony Xperia Z5 Premium só apresenta conteúdos em 4K quando se tratam de jogos ou vídeos optimizados para esse formato. Actualmente os conteúdos UHD são escassos, mas daqui a um ou dois anos, quando se tornarem normais, os restantes telemóveis de 2015 terão com isso alguns problemas.

A mais potente câmara do mercado, objectivamente com 25MP para tirar o máximo proveito tanto do formato 4:3, quanto do 16:9.
A mais potente câmara do mercado, objectivamente com 25MP para tirar o máximo proveito tanto do formato 4:3, quanto do 16:9.

No quotidiano, será talvez difícil distinguir a nitidez 4K, da 2K, ou do FHD, e apesar de ser um dos ecrãs mais nítidos que já vimos, a acreditar na Sony, o seu potencial completo ainda está para vir.

O que certamente nos impressionou para já foi o áudio de alta resolução. O Sony Xperia Z5 Premium, reproduz música com volume e qualidade sem dificuldades, através de uma app muito completa, que pede os melhores auscultadores possíveis. Interessante é que, em alta-voz, o som emitido em ambas as extremidades frontais é quase impossível de abafar. Colocado de costas para cima, perde-se algum volume, mas nada de especial, já que o som continua a ressoar pela traseira. A jogar ou a ouvir música, não há um modo de agarrar o telemóvel que nos faça perder o som.

Estamos igualmente impressionados com a câmara. 23MP muito bem aproveitados, com imagens bastante nítidas, mas teremos de testar estes pormenores mais a fundo. O principal problema aqui é que a app da Sony, tal como a interface no geral, está já bastante desactualizada e aposta demasiado no modo automático inteligente, dando-nos pouco controlo sobre os resultados. Para a nossa análise definitiva, será sem dúvida um ponto de ordem verificar até onde podemos ir, principalmente com o vídeo em 4K.

Para já, o aquecimento não nos parece nada de especial. Filmamos um máximo de minuto e meio, e não houve qualquer problema, sendo de considerar que a capacidade do vidro para transmitir calor também ajudará à performance que, como seria de esperar, pulveriza os benchmarks e vai directamente para o topo, ficando atrás apenas dos Samsung mais poderosos. Será difícil encontrar algo que este equipamento não consiga correr com distinção.

Expectativas

Ainda não temos uma USB-C. O Xperia Z5 Premium tem poucas aberturas, e as que tem não prejudicam a sua certificação de resistência à água.
Ainda não temos uma USB-C. O Xperia Z5 Premium tem poucas aberturas, e as que tem não prejudicam a sua certificação de resistência à água.

A Sony mantém o design da série Z há diversos anos e o Sony Xperia Z5 Premium poderá para já ser o expoente máximo destes traços icónicos, onde apenas as dedadas mancham o seu estilo. Literalmente. Mas no restante, a construção esmerada é um forte argumento a seu favor, e para já sentimos que o toque do telemóvel na mão é realmente algo de especial.

A performance é irrepreensível e a bateria aguenta muito bem um dia, dois, se não andarmos a filmar ou a jogar constantemente, por isso ficamos com a sensação que o Z5 Premium tem muito combustível de sobra para utilização intensa. Até agora, o autor não pode deixar de estar impressionado com a globalidade do smartphone, mas a análise final terá de tirar teimas quanto aos grandes pontos diferenciadores, como o ecrã 4K, o vídeo 4K, a qualidade fotográfica da câmara e a performance geral durante estas tarefas tão exigentes.

Às vezes é difícil perceber a estratégia da Sony, com o Sony Z4 a nunca chegar ao nosso mercado, mas julgamos que após os problemas com o Snapdragon 810 a Sony aproveitou para repensar a refrigeração dos dispositivos e, tê-lo-á feito com algum sucesso. É aqui que entra o Xperia Z5 Premium, com inovações que o tornam um telemóvel válido para os próximos anos, e tira qualquer dúvida que pudesse haver de que a gama Xperia é para ser levada a sério. É um smartphone para elites com orçamentos folgados, mas mesmo que não esteja ao alcance de todos, parece ser por parte da Sony um verdadeiro exercício de força. Esqueçamos por momentos o espelhado: construção e robustez deste nível está ao alcance de muito poucas alternativas, e certamente não basta ser de luxo, é preciso parecê-lo, algo que o Sony Xperia Z5 Premium faz para lá de qualquer dúvida.

O Sony Xperia Z5 Premium acaba de chegar a Portugal livre, ou pelas mãos da Vodafone com uma promoção para os primeiros compradores.

Leia também

Ou veja mais notícias de Reviews

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.