(Primeiras Impressões) Lexus LBX: Luxo num formato compacto

Lexus LBX: Quando pensamos em automóveis Lexus, pensamos em toda a qualidade, conforto e tecnologia que a Toyota é capaz de trazer para cima da mesa, tudo isto levado ao extremo, claro, quase sempre com alguns toques extras ou “pózinhos” premium hoje em dia muito difíceis de encontrar em outras fabricantes automóveis dentro do mesmo segmento.

Dito tudo isto, o LBX é inegavelmente um automóvel com também representa a implementação de uma estratégia um pouco diferente, para chegar a um público mais jovem, e com menos dinheiro para gastar. Ainda assim, se pensa que isto significa que estamos perante um carro menos importante… Está muito enganado. Discutivelmente até é mais importante e interessante relativamente aos outros automóveis que podemos encontrar na gama Lexus.

Vamos por partes.

(Primeiras Impressões) Lexus LBX: Luxo num formato compacto!

Portanto, o Lexus LBX é um SUV compacto do segmento B que (pelo menos por enquanto)  apenas existe com uma única motorização “full hybrid” 1.5 HEV com 136cv, o que por sua vez possibilita chegar aos 100 km/h em 9.4s, e claro, alguma poupança de gasolina visto que o sistema é extremamente inteligente e está sempre a aproveitar toda a energia que chega à bateria para desligar o motor.

Claro que as métricas que por vezes são atiradas pelo marketing, como “andar metade do tempo elétrico” é exagerado ou pelo menos ambicioso, ainda assim, como tivemos a oportunidade de comprovar num evento de apresentação em Aveiro, é inegável que em percursos citadinos, o LBX é capaz de fazer um brilharete nesta sempre complicada gestão.

Exterior e Interior 

O que é um Lexus? É um ir mais além. É um carro que tenta oferecer uma experiência de estar e de conduzir a roçar no luxo, e é exatamente isso que o LBX tenta trazer para o dia-a-dia do condutor, sem muitas complicações à mistura.

Isto é curioso, porque por fora, o LBX parece realmente extremamente compacto, especialmente visto de trás. Porém, de lado, o carro parece ganhar um outro nível de robustez, o que muito se deve ao facto de contar com linhas bastante mais agressivas.

Uma experiência que se volta a repetir assim que entra dentro do LBX, especialmente na zona do condutor, onde vemos muita atenção ao detalhe, um cockpit digital de 12.3”, um ecrã central de 9.8”, muitos botões físicos para o controlo de tudo e mais alguma coisa, bem como o uso de materiais que hoje em dia são uma completa raridade na grande maioria dos modelos que vão chegando ao mercado Português.

Curiosamente, como detalhe curioso que pode parecer desnecessário para a grande maioria dos utilizadores, temos uma porta ingeligente que em vez de contar com um puxador, tem um botão que abre a porta caso não tenha ninguém a passar do lado de fora. Ou seja, é um sistema inteligente que bloqueia a porta caso esteja a passar um carro, uma mota, bicicleta, ou um peão (por muito pequeno que este seja!)

É um carro diferenciado.

Preço e Disponibilidade

O LBX está disponível em 5 versões (LBX, Elegant, Emotion, Relax, Cool e Cool+). Os preços começam nos 34.950€ para a versão base LBX, e vão até aos 47.750€ para a versão de topo Cool+.

Entretanto, aqui vale a pena salientar que a grande generalidade das versões estão já disponíveis no mercado Nacional. A exceção está na versão mais barata LBX que apenas deverá chegar em Julho de 2024.

Para terminar, já existem unidades para test-drive nos stands Lexus. Interessado? Vá testar. Nós vamos fazer o mesmo. (Saiba mais aqui).

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também