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(Primeiras Impressões) Honda HR-V: Um novo tipo de carro híbrido

O novo Honda HR-V já foi apresentado há alguns meses, mas só agora se prepara para chegar ao mercado Português.

Por isso, fomos a Frankfurt experimentar o novo híbrido da Japonesa Honda, de forma a perceber o que realmente vamos ter de novo neste SUV que tenta continuar a fórmula de sucesso dos modelos anteriores, desta vez com uma ‘nova’ motorização eletrificada, que segundo a marca, tem o potencial para revolucionar o segmento.

(Primeiras Impressões) Honda HR-V: Um novo tipo de carro híbrido

Portanto, muito graças à crise de produção no mundo automóvel, o novo Honda HR-V só vai chegar ao nosso mercado algures no início de 2022. Um modelo disponível apenas com motorização híbrida, que claro está, parece ser uma nova aposta da Honda neste tipo de tecnologia, visto que a forma como tudo funciona, é realmente um pouco diferente daquilo a que estamos habituados. (Mas os detalhes de tudo isto, vamos deixar mais detalhes para a review detalhada, quando este menino chegar ao mercado.)

Aliás, segundo a marca, o novo HR-V Hybrid é uma espécie de bater o pé da da Honda no mercado Europeu. Ao oferecer um automóvel mais ao estilo do velho continente. Algo que podemos notar imediatamente pela forma como o interior foi construído, especialmente nas versões mais apetrechadas.

O que mudou afinal?

Antes de mais nada, o Honda HR-V tem como base a plataforma GSP (Global Small Platform), a mesma que já podemos encontrar no mais recente Jazz da marca. Dito tudo isto, o HR-V de 2022 traz dimensões exteriores muito similares ao modelo anterior, no entanto, aumenta significativamente o espaço no interior.

É um carro que graças ao uso de linhas simples, mas apelativas, no seu exterior, passa a imagem de ser um carro robusto e portentoso, apesar de na realidade e de no dia-a-dia, ser um SUV completamente normal, que deverá caber em qualquer espaço de estacionamento.

É um automóvel que também parece agora mais elegante, e mais ligado aos pequenos detalhes, que tanta vez podem fazer a diferença, quando um condutor entra num stand pronto a comprar um novo automóvel.

Tecnologia e Motorização

Como é óbvio, em 2021, ou neste caso, 2022, temos de ter alguma tecnologia à nossa frente, no exercício da condução. Como tal, no centro do tabliê podemos encontrar um ecrã com 9” com o sistema HMI que permite integração com o smartphone através dos sistemas Apple CarPlay (dispensa o uso de cabo) e Android Auto.

Já atrás do volante, temos um painel digital de 7” com a grande missão de apresentar algumas das informações mais importantes para o utilizador. Nomeadamente no campo da navegação.

Curiosamente, a Honda parece ter inovado bastante na parte da climatização do novo HR-V. Afinal, as saídas de ar em forma de “L”, nas partes laterais do tabliê permitem direcionar o ar de forma a evitar os ocupantes, ao criar uma espécie de cortina de ar pela lateral e por cima dos passageiros. Em suma, a ideia é evitar que o condutor, e ademais passageiros, levem com o ar mesmo na “fuça”.

O motor!

Aqui podemos encontrar a motorização híbrida e:HEV da Honda. Que basicamente consiste em dois motores elétricos que trabalham em conjunto com um motor a combustão i-VTEC de 1.5 litros (Atkinson). Além disto, temos uma bateria de iões de lítio com 60 células (no Jazz é de apenas 45) e uma caixa de engrenagem fixa, que envia todo o binário para o eixo frontal.

Temos assim 131 cv de potência e 253 nm de binário. Por sua vez, isto significa 10.6s dos 0 aos 100 km/h, e uma velocidade máxima de 170 km/h. Ou seja, como já deve ter percebido, não temos aqui o carro mais dinâmico ou desportivo do planeta. Mas o objetivo nunca foi essa. O foco desta motorização da Honda é mesmo os consumos, com a marca a aponta para uma média a rondar os 5L por 100km percorridos. Uma métrica que não me pareceu difícil de atingir, com uma condução normal.

Motor híbrido diferente? No quê?

Pois bem, esta motorização e:HEV traz para cima três modos diferentes de funcionamento:

  • Electric Drive,
  • Hybrid Drive,
  • Engine Drive

Bem como os clássicos modos de condução Sport, Eco e Normal. Que claro está, funcionam tal e qual como os seus nomes indicam. Sport se quiser uma resposta mais rápida do acelerador, Eco para controlar os consumos, ou normal para ter uma espécie de meio termo.

Mas o que realmente importa aqui são os modos da motorização híbrida.

Assim, o HR-V está constantemente a tentar perceber qual é a forma mais eficiente de condução, trocando entre os 3 modos mencionados em cima. Desta forma, em ambientes citadinos, ou mais urbanos, é perfeitamente possível andar apenas com os motores elétricos. Isto enquanto em Autoestrada, ou em velocidades um pouco mais altas, temos o motor a combustão a fazer das suas, de forma a atingir a potência máxima do automóvel. (No modo elétrico, o motor a combustão apenas funciona para dar força ao sistema elétrico.)

Conclusão, Preço e data de Lançamento

Segundo a marca, o HR-V chega no início do próximo ano, mas ainda não existe uma data especifica. Em termos de preço, este modelo deverá começar à volta dos 30 mil euros, mas o valor final também ainda não está finalizado para o mercado nacional.

Em termos de carro, parece ser um veículo muito interessante para trajetos curtos, para condutores que têm como grande objetivo ter um carro seguro, espaçoso e com consumos ‘decentes’. Dito isto, se por ventura quiser algo mais dinâmico, capaz de o fazer sentir o asfalto, e todas as emoções fortes da condução, vai ter obviamente de procurar noutro lado por uma alternativa à sua altura.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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