Primeiras impressões: Alcatel Pop 4S redefine o que oferece um smartphone barato


Por em

Não precisamos olhar muito para o passado para vermos os telemóveis na casa dos duzentos euros como compromissos funcionais, com amplas omissões e longe dos dispositivos mais caros. Mas, pressionados pelo acesso online a verdadeiras bagatelas Made in China, os mercados e marcas tradicionais tiveram de meter os pés ao caminho e arriscar.

É aqui que surge o Alcatel POP 4S, bem-nascido sob o nome Alcatel, mas concebido pelo poderio da TCL e, portanto, afirmando-se como um dos dispositivos mais completos na sua gama de preço.

Design

As linhas do Alcatel POP 4S são elegantes e muito bem conseguidas.
As linhas do Alcatel POP 4S são elegantes e muito bem conseguidas.

As primeiras impressões contam imenso e, com o seu generoso ecrã e linhas arrojadas, o Alcatel POP 4S esconde muito bem a sua ascendência modesta.

Passados deste ponto, é fácil vermos que tudo o que o olho alcança é plástico mas o acabamento da pintura na capa traseira esconde-o relativamente bem. Tal como o dispositivo não possui as linhas esguias e esbeltas das gamas superiores, mas os designers da Alcatel (ou TCL?) fizeram aqui alguns milagres com as ferramentas ao seu dispor.

O modo como a espessura do POP 4S esbate em direcção às laterais engana-nos muito bem quanto às reais formas do dispositivo, com o friso cromado a dar ainda mais relevo ao foco que o design teve na concepção deste dispositivo.

Especificações

Leitor de impressões digitais e teclas iluminadas são uma absoluta raridade no segmento.
Leitor de impressões digitais e teclas iluminadas são uma absoluta raridade no segmento.

Algo imediatamente interessante no Alcatel POP 4S é o botão físico na base do ecrã que duplica como leitor de impressões digitais. O seu apontamento estilístico relembra a Samsung, mas o mais importante é ser um leitor de impressões digitais.

Se há pouco tempo atrás seria impensável tal dispositivo num telemóvel nesta classe de preço, hoje já não é bem assim. Pormenor muito interessante são as teclas de cada lado deste botão físico, que são retroiluminadas, algo que nem sempre é levado em consideração, e muito menos neste preço. A Alcatel surpreende então com um smartphone que se revela dos mais completos neste preço.

Temos, desde logo, um ecrã muito interessante, com 5.5 polegadas e resolução FHD, nesta gama de preço uma resolução bastante rara. O ecrã não parece comprometer em qualidade, padecendo apenas de alguma luminosidade abaixo das expectativas.

Ao nosso dispor encontra-se igualmente um MediaTek MT6755M com frequência máxima de 1.8GHz, com 2GB de RAM disponíveis. Este será talvez o ponto menos surpreendente pela positiva e limitará quantas apps o dispositivo poderá manter na memória, ainda que provavelmente não se note em utilização quotidiana. Já o armazenamento interno é típico nesta classe, com 16GB extensíveis via microSD.

O Alcatel POP 4S é um dual SIM e Dual Standby, que permite ter dois SIM activos mesmo durante uma chamada.
O Alcatel POP 4S é um dual SIM com Dual Standby nano SIM e micro SIM.

Passamos agora ao departamento fotográfico, onde a câmara de 13MP com foco por detecção de fases e flash Dual Led nos parece uma opção muito sólida no segmento. A performance que obtivemos dela até agora é bastante razoável pela positiva, sendo certo que os fãs de fotografia poderão ter aqui uma ferramenta bastante interessante. A câmara tem estabilização electrónica de imagem, para imagens mais estáveis.

Quanto ao áudio, temos um altifalante traseiro que surpreende pelo volume denso. É apenas mono, e ainda não mergulhamos na sua qualidade a fundo, mas o Alcatel POP 4S oferece valor acrescentado graças à inclusão de auriculares JBL na embalagem. Mais um ponto na nossa consideração.

Finalmente, temos uma bateria de 2960mAh, que deverá aguentar o telemóvel razoavelmente. O carregamento acelerado permite dispor de 50% da sua capacidade em 30 minutos, para uma maior taxa de disponibilidade.

Expectativas

Indubitavelmente, o Alcatel POP 4S é um smartphone surpreendente, com uma combinação extraordinária de características para o preço de venda ao público, incluindo um ecrã FHD, leitor de impressões digitais e teclas capacitativas iluminadas.

A carência em termos de RAM vocaciona-o para um público nas redes sociais e visualização de multimédia, onde o ecrã de elevada resolução será uma mais-valia. A diversos níveis, um dispositivo muito equilibrado, veremos a seguir o que POP 4S faz no mundo real.

Leia também

Ou veja mais notícias de Reviews

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Skylanders Academy estreia a 28 de outubro

Primeiras impressões: do design ao hardware, como o BQ Aquaris U Plus é um salto em frente para a BQ

Seguinte