“Quem tem acesso aos meus dados?”. Se já colocou a si próprio esta questão então está em sintonia com a grande maioria dos utilizadores que acedem com
frequência à Internet.
Segundo um estudo desenvolvido no ano passado pela National Cyber Security Alliance, mais de 90% dos utilizadores da Internet preocupam-se com a privacidade dos seus dados. Para cerca de 70% dos inquiridos, a principal preocupação passa pela falta de controlo sobre as informações que colocam na web. Já no que diz respeito à vertente social, 96% dos utilizadores consideram que as diferentes redes não protegem as informações partilhadas.
Para 9 em cada 10 cidadãos europeus, a confidencialidade deve ser levada muito a sério.
As questões relacionadas com a privacidade estão cada vez mais presentes na vida de todos e embora em Portugal ainda sejam encaradas com alguma tranquilidade, são cada vez mais os utilizadores que procuram formas eficazes de estarem bem protegidos.
Amanhã celebra-se o Dia Internacional da Privacidade dos Dados – uma iniciativa global para alertar para as questões da privacidade num mundo cada vez mais digital e para assinalar esta data a ESET Portugal e a Leak relembram algumas dicas para estar bem protegido na rede social mais popular do mundo, o Facebook.
Uma palavra-passe fraca pode deixar a sua conta vulnerável, mas apesar disso, algumas pessoas continuam a escolher palavras ou frases fáceis de adivinhar.
Uma boa palavra-passe deve consistir numa mistura aleatória entre pelo menos 10 caracteres, com uma mistura de maiúsculas e minúsculas.
Utilizando algo aleatório, mas relevante – por exemplo, uma palavra da página 10 do seu livro favorito misturada com outros elementos – garante que a sua palavra-passe será difícil de adivinhar, mas não irrecuperável em caso de esquecimento.
Ative os alertas de login no Facebook para receber notificações sempre que alguém entra na sua conta a partir de um novo dispositivo.
Se alguém tentar aceder à sua conta irá receber instantaneamente um email com essa notificação e que ainda permite alterar a sua palavra-passe.
Consiste numa medida de acesso adicional e requer que introduza um código de segurança sempre que alguém tenta aceder à sua conta do Facebook, a partir de um novo dispositivo.
O código de segurança será único para cada sessão e será enviado para o número de telemóvel registado.
Na opção quem pode ver as tuas publicações futuras selecione apenas os amigos. Se pretender publicar algo publicamente, poderá fazê-lo mensagem-por-mensagem.
5. Verifique quem pode aceder às suas informações pessoais
No sobre e mais concretamente nas opções como morada, endereço de email ou telefone, escolha apenas eu para a máxima privacidade.
Evite partilhar as suas mensagens de aniversário com o mundo, limitando que as pode ver.
Deverá sempre aprovar esta opção para rever as identificações que os amigos adicionam ao teu conteúdo, antes de estas aparecerem no Facebook.
Tenha em mente que informações poderão melhorar o seu perfil público ou prejudicar.
Como referimos no início partilhe um feito profissional com que obteve muito sucesso, mas abstenha-se de manifestar publicamente opiniões controversas.
Aceitar uma amizade no Facebook é como abrir a porta a um mundo de informações sobre si. Por esse motivo, tenha muito cuidado com quem adiciona à sua rede de amigos.
O seu perfil público deve ser mais formal, uma vez que uma futura entidade empregadora poderá consultá-lo.
A sua lista de amigos é apenas para as pessoas que fazem realmente parte da sua vida privada.
Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.
Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui
Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.