Preços e stocks de HDDs e SSDs podem vir a sofrer no futuro

Como deve saber, a loucura das criptomoedas fez com que meter as mãos numa placa gráfica se tenho tornado em algo bastante complicado. Tudo devido à escassez de stock, mas também dos preços simplesmente ridículos dos modelos que acabam por chegar às prateleiras.

Pois bem, se uma nova moeda começar a ganhar sucesso, como alguns indícios parecem levar a crer. A próxima loucura pode estar no mundo do armazenamento, ou seja, nos HDDs e SSDs.



Preços e stocks de HDDs e SSDs podem vir a sofrer no futuro

hdds e ssds

Portanto, existe uma nova moeda denominada de Chia Coin, que está a fazer com que os stocks de SSDs e HDDs estejam a desaparecer na China.

Assim, se a moda pegar e a moeda começar a valorizar, é provável que os stocks comecem a sofrer em todo o mundo! O que claro está, significa que os preços também irão começar a aumentar, à medida que a lei da oferta e procura começa a surtir o seu efeito.

Entretanto, relativamente à nova moeda Chia, estamos a falar de um novo tipo de criptomoeda!

Ou seja, a moeda é baseada no ‘Proof of space and time’. Isto em vez do ‘Proof of Work’ da mais tradicional Bitcoin.

Curiosamente, a motivação por detrás do novo sistema foi a criação de criptomoedas mais amigas do ambiente. Caso não saiba, o criador do sistema é Bram Cohen, o responsável máximo pela criação do BitTorrent. Dito tudo isto, a ideia é utilizar o espaço disponível nas drives de qualquer sistema. Que claro, são mais ‘poupadinhas’ ao nível do consumo de energia. Pelo menos em comparação às placas gráficas mais recentes.

Muito resumidamente, os miners começaram a ver algum potencial nesta moeda, e por isso, compraram todo o stock de discos no mercado local. Por enquanto, as drives escolhidas são as mais resistentes, ou seja, as produzidas para o mercado de servidores e bancos de dados, devido ao facto do algoritmo desgastar o material muito rapidamente.

Temos de esperar o que isto vai dar, mas se por ventura tivermos um fenómeno no armazenamento, ao mesmo tempo que as placas gráficas se encontram a tempos proibitivos… A missão de montar um PC vai ficar ainda mais complicada.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também