Se olharmos para as análises no Steam, é fácil ficar com a ideia de que Monster Hunter Wilds está a perder gás porque sofre de problemas sérios de performance e de falta de optimização. Mas, de forma muito curiosa, a liderança da Capcom tem outra visão!
Para Haruhito Tsujimoto, presidente da empresa, a culpa está nos preços elevados da PS5.
Sim, a culpa é da PS5! Mas… Será mesmo assim?
Pessoalmente, acredito que esta geração é estranha, e parece ter sido sofrido com falta de jogos verdadeiramente “next-gen”. Mas… É escusado atirar areia para os olhos.
A teoria da Capcom!
Pois bem, Tsujimoto defendeu que, apesar de o jogo ter batido o objetivo interno de 10 milhões de cópias vendidas no primeiro mês, a Capcom não conseguiu crescer a partir daí devido a “barreiras ligadas à PS5”.
Ora, esta justificação levanta sobrancelhas. É verdade que a PS5 é mais cara do que a PS4 na sua geração, especialmente depois dos recentes aumentos, e claro, do preço da mais recente PS5 Pro. Porém, os números contam outra história. Nos primeiros cinco anos, a PS4 vendeu 82 milhões de unidades. A PS5, praticamente no mesmo período, já passou os 80 milhões.
Ou seja, não há grandes sinais de que a consola esteja a ser um entrave à adoção.
O verdadeiro problema? Provavelmente a otimização!
O que os jogadores têm vindo a apontar desde o lançamento são os problemas técnicos.
No PC, o título depende em excesso do Frame Generation para correr a taxas de frames decentes. Aliás, no geral, tanto em consolas como em computadores, o desempenho fica aquém do que se espera de um blockbuster desta dimensão.
Se Monster Hunter World, em 2018, conseguiu abrir a série a milhões de novos jogadores, Wilds deveria ter sido o passo seguinte, ainda mais grandioso. Mas em vez disso, ficou marcado por frustração.
Apesar de tarde, a própria equipa de desenvolvimento já reconheceu os problemas, e garantiu estar a trabalhar em melhorias para reduzir o consumo de CPU e GPU. Mas estas alterações podem demorar bastante tempo a chegar. O que pode significar apenas uma coisa… O jogo não tem futuro.
Preços da PS5? Nova realidade no mercado, ou apenas falta de brio?
A Capcom pode tentar desviar atenções para os preços da PS5, mas a realidade é que o falhanço está dentro de portas. Um jogo que deveria ser candidato a GOTY em 2025, e que tinha tudo para repetir o fenómeno de World, acabou por perder credibilidade por não ter chegado ao mercado polido.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!