Atenção! Preço das TVs vai aumentar e procura dispara!

É algo que já se esperava. Depois do aumento de preços que já chegou aos computadores e que se vai acentuar ainda mais, também no mercado de smartphones, eis que há outros equipamentos que vão sofrer com isso. As TVs. De facto, a crise de componentes está a criar muitos problemas no mercado. No início pensava-se que era algo temporário. Agora todos têm noção que isto é um problema cada vez mais grave e muito em breve vamos todos sofrer com isso. É que o preço das TVs vai aumentar substancialmente nos próximos tempo. Isto é inevitável. Assim, se está a pensar comprar alguma, talvez seja a melhor altura para o fazer.

Atenção! Preço das TVs vai aumentar e procura dispara!

preço tvs

Já há vários fabricantes que têm falado disto aqui e ali sem dar muita atenção a esta situação. No entanto, importa mesmo dar. Claro que enquanto for possível, os fabricantes vão aguentar as flutuações de mercado. No entanto, vai-se chegar a uma altura em que isto já não é possível e a fatura vai passar para as mãos do consumidor, ou seja, nós.

O mercado, neste momento, está muito volátil e é um resultado direto da pandemia de COVID-19. O indireto são os atrasos na produção. Assim, com a procura a aumentar, a oferta não está a conseguir acompanhar. Dito isto, chips e painéis começam a escassear. Assim o preço das TVs acaba por aumentar.

preço tvs

Aliás a Xiaomi já afirmou que os preços de vários componentes indispensáveis para os televisores, como os painéis e chips, vão continuar a aumentar no futuro.

Assim e devido a isto, os preços serão ajustados no futuro. É verdade que até podem não ser os maiores aumentos do mundo numa fase inicial. Estamos a falar de variações entre os 10 e os 100 Euros. Ainda assim é dinheiro e neste momento ele faz muita falta.

Um problema transversal aos computadores e sobretudo aos smartphones num futuro próximo.

A escassez global de microcircuitos faz aumentar o preço que as empresas têm de pagar por eles. Ora como resultado disto os equipamentos vão ter aumentar.

preço tvs

Esta situação também já mereceu comentários da Xiaomi. Neste sentido vão fazer todos os esforços para continuarem a disponibilizar aos consumidores os melhores preços que conseguirem. No entanto, também avisam que por vezes pode ser necessário passar algum dos custos de produção para o consumidor. Isto claro em circunstâncias muito excepcionais.

Assim, o mais provável é mesmo que os preços aumentem devido à escassez de componentes. Ainda para mais no caso da Xiaomi há uma grande questão. As margens para o fabricante não são enormes como acontece com outras marcas. De facto, são realmente baixas. Assim não há outra volta a dar senão aumentar-se mesmo os preços.

Escusado será dizer que quando se fala da Xiaomi se fala também da Redmi.

A situação está a complicar-se para todos. 

De acordo com fontes ligadas ao fornecimento de componentes, a entrega de materiais da Qualcomm foi alargada para mais de 30 semanas. Isto numa altura em que várias fabricantes como a Realme, a Xiaomi, a Samsung, a OnePlus, entre outros, estão a aumentar o portfólio.

preço tvs

Escusado será dizer que com o tempo isto pode levar a muitos problemas. Não só teremos falta de smartphones como eles poderão aumentar muito de preço. Afinal é a lei da oferta e da procura no seu melhor. Dito isto, pela primeira vez na história podemos assistir à falta de smartphones nas lojas!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também