O preço das placas gráficas pode continuar a subir em 2018

Não está fácil a vida para quem quer comprar uma nova placa gráfica, os problemas de stock continuam com os miners de criptomoedas a comprar todos os modelos que conseguem meter a mão, o que inflaciona exageradamente o preço

O que quer dizer que muitos entusiastas de PC não conseguem actualizar o seu sistema… Mas até quando irá isto durar ?

Preço das placas gráficas Mining

De acordo com a gigante americana Massdrop, esta tendência irá continuar pelo menos até ao fim do ano!

Recentemente a loja Massdrop começou uma promoção para o modelo Aorus GTX 1080Ti da Gigabyte, com imensas questões sobre o preço alto de 949$.

Por isso Brian Hutchins, um dos gestores da empresa aproveitou a oportunidade para explicar a situação e dar mais alguns detalhes sobre o mercado de placas gráficas, isto depois de uma discussão com a Nvidia !

De acordo com Brian Hutchins, os grandes culpados deste aumento de preços e falta de stock são a escassez de memória DRAM e a loucura do mining de criptomoedas.

– “Todos os novos telemóveis da Apple e Samsung(entre outros) no ano passado começaram a usar a mesma memória que as placas gráficas, no entanto a Apple e Samsung estão prontas a pagar mais por estes chips para garantir que os têm primeiro e em stock suficiente.”

– “O que criou um grande problema para empresas mais pequenas como a MSI, Gigabyte, Asus e EVGA, que têm imensa dificuldade em produzir placas gráficas em quantidades aceitáveis.”

É importante ter em conta que existe aqui alguma informação errada, porque os smartphones usam actualmente memória DDR4, enquanto que as placas gráficas usam memória GDDR5, GDDR5X e HBM2.

É seguro dizer que os smartphones não usam o mesmo tipo de memórias que as placas gráficas.

No entanto, para conseguir dar conta das encomendas da Apple e Samsung, é possível que os fabricantes de memória tenham retirado alguns recursos das linhas de produção GDDR5, criando esta escassez.

Preço das placas gráficas Mining

O segundo grande factor é a procura, os gamers querem placas gráficas, mas os miners estão a comprar todo o stock, e a comprar a qualquer preço !

“O preço neste mercado irá muito provavelmente continuar a subir, por isso infelizmente, o fim desta loucura não está nem perto de terminar, ainda nem sequer vimos o pior !”

Isto são más noticias para todos nós, o mercado de placas gráficas está num estado lastimável actualmente, e parece que outros mercados também estão em sofrimento como o de memória RAM e discos SSD.

Como já falámos aqui:

Ainda por cima, empresas de silício estão a planear subir os seus preços em 2018, o que pode ser mais lenha para a grande fogueira que é o mercado de PC Gaming.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário