Os Portugueses estão habituados a pagar preços exorbitantes para atestar os depósitos dos veículos motorizados. Aliás, até quando os valores caem graças à estabilização do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais, é normal vir o Governo por de trás, e do nada, temos um “descongelamento” de imposto para anular completamente a descida.
Mas, além de tudo isto, talvez seja boa ideia dizer que existe um “preço eficiente”, ou melhor, um “preço justo”. Um preço que não está a pagar neste momento, porque os Portugueses andam a pagar mais 5.7 cêntimos por litro de gasóleo, e mais 2.9 cêntimos por litro de gasolina.
Preço justo dos combustíveis: O que é isto? Estamos lá?
Portanto, os valores “justos” para a semana em questão, antes das novas descidas da próxima segunda-feira (9 de Setembro) são de 1.694€ por litro para a Gasolina 95 Simples e 1.548€ por litro para o Gasóleo Simples. Mas, não estamos a pagar esses valores.
A ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) afirma que se “verificou que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 2,9 cent/l acima do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 5,7 cent/l, acima no caso do gasóleo simples. Em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 1,7% acima do Preço Eficiente. Isto enquanto o gasóleo simples foi anunciado 3,5% acima do Preço Eficiente”
O que é o Preço Eficiente?
É um preço médio semanal determinado pela ERSE, que tem em conta a soma das seguintes componentes:
- Preços dos combustíveis nos mercados de referência internacionais
- Custo de transporte
- Logística primária
- Incorporação de biocombustíveis
- Taxa de lucro do retalho
- etc…
Em suma, além das diferenças de preço entre gasolineiras, dúvidas nas vantagens que os aditivos podem trazer para o motor do seu carro, e de subidas nos impostos em Portugal. Ainda temos um desvio significativo no preço dos combustíveis na região.