Precisa de armazenamento? Temos um SSD de 16TB a caminho!

Os SSDs estão a ficar mais baratos, por isso, as fabricantes estão agora a apostar na capacidade de armazenamento e aumento de velocidades para dar resposta à procura cada vez maior por parte dos consumidores.

Especialmente a Sabrent, que está neste momento a testar um modelo de 16TB com uma interface SATA (ou seja, um SSD de 2.5”).



Precisa de armazenamento? Temos um SSD de 16TB a caminho do mercado!

ssd de

Portanto, numa altura em que quase tudo está a ficar maior (a olhar para ti Call of Duty!) As fabricantes vão apostar forte e feio nos SSDs de grandes capacidades para basicamente atacar a quota de mercado que antigamente pertencia aos HDDs.

Algo que muito provavelmente irá criar uma divisão ainda maior no mundo dos SSDs, com os produtos rápidos de um lado (mas com baixa capacidade de armazenamento), e no outro, os SSDs mais lentos mas com altas capacidades de armazenamento disponível.

Ao fim ao cabo, com a queda nos preços do armazenamento SSD, já não faz grande sentido apostar em drives mecânicas! Por isso, estamos agora numa fase de adaptação a uma nova realidade.

Assim, nesta gama, isto essencialmente significa que o foco está agora mais na capacidade e menos na velocidade das drives. Bem, na verdade, é muito provável que não seja ainda possível meter 16TB de memória numa drive M.2 com uma interface NVMe, ou por ser mesmo fisicamente impossível, ou por ser extremamente caro para o mercado tradicional.

Em suma, como até os SSDs SATA oferecem um aumento de performance muito significativo em relação aos velhos discos rígidos HDD. Temos esta nova aposta das fabricantes. Afinal de contas, até com um SSD deste género é possível ter tempos de boot abaixo dos 10s, bem como uma experiência dentro do sistema operativo bem mais fluida.

Entretanto, estamos basicamente a contar com um SSD de 16TB com velocidades de leitura à volta dos 550MB/s e velocidades de escrita à volta dos 530MB/s.

Contudo, mesmo com estas velocidades ‘baixas’, é muito provável que este produto seja o mais caro do seu género quando chegar ao mercado.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub