Atenção! Pré-aquecer o forno pode ser uma péssima ideia!

Pré-aquecer o forno é, na maior parte das vezes, algo desnecessário. Isto a menos que esteja a fazer uma receita especial. É que caso contrário está a desperdiçar muita energia, sobretudo porque a maioria dos modelos leva algum tempo para chegar à temperatura desejada. O mais interessante é que saltando esta etapa, o aquecimento suave dos seus alimentos oferece alguns benefícios. Isto é especialmente verdade no caso do bacon e do frango. Especialmente quando estamos a falar de pernas de frango.

Atenção! Pré-aquecer o forno pode ser uma péssima ideia!

Tal como o bacon, o frango contêm uma boa quantidade de gordura. No entanto há uma diferença. É que o frango acaba por ter bastante colagénio. Ora tanto a gordura como o colagénio dão-se melhor com um tempo de confecção prolongado e lento. Ou seja em vez de colocarmos logo as coisas num forno que já está a escrever. É que á a lentidão do processo e não o contrário que ajuda a pele a ficar mais crocante. Também dá tempo para o colagénio se transformar em gelatina, resultando numa comida mais suculenta.

Pré-aquecer o forno

Para além disso também é mais rápido, porque não é preciso esperar que o forno “atinja a temperatura exata”. Tudo o que tem de fazer é temperar a carne como normalmente faria, e depois colocá-la num forno frio a 190 graus. O calor a aumentar lentamente irá cozinhar suavemente a carne e desfazer a gordura.

- Advertisement -

Depois de meia hora, pode reduzir a temperatura para 180 graus. Entretanto se o frango ou qualquer outra carne que se quer tostada no topo ainda estiver longe desse estado, coloque-a mais perto da grelha durante uns minutos. Deste modo não só poupou energia por não esperar pelo pré-aquecimento como a comida ficou da mesma forma bem saborosa.

Costuma pré-aquecer o forno ou prefere este método? Conte-nos tudo nos comentários.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.