O carro do ano Português funciona de forma um pouco diferente face à versão internacional do prestigiado prémio. O que até acaba por fazer algum sentido! Visto que o nosso mercado é bastante diferente de vários outros mercados do velho continente europeu.
Por isso, o carro que ganha o galardão internacional pode muito bem não ter essa honra em Portugal.
Aliás, foi exatamente isso que aconteceu! Afinal, dos 7 finalistas (BYD Sealion 7; Citroën C3; CUPRA Terramar; Dacia Duster; Kia EV3; Peugeot 3008 e Renault 5 E-Tech), foi o C3 a levar a taça para casa.
Portugal tem carro do ano, e não… Não é o Renault 5!
Portanto, o Citroën C3 foi eleito Carro do Ano em Portugal, um título na nossa opinião merecido!
O Citroën C3, nesta nova versão, está pronto a reforçar a sua posição como um um dos modelos mais populares no mercado automóvel nacional. Como sempre, a distinção foi atribuída por um painel de jurados composto por especialistas do setor, que avaliaram diversos critérios, incluindo inovação, eficiência, design e relação qualidade-preço.
Uma vitória esperada?
O Citroën C3 tem vindo a afirmar-se como uma referência no segmento dos utilitários, graças à sua versatilidade e conforto.
O novo modelo destaca-se pelo seu design moderno, tecnologia acessível e uma gama de motores eficientes, que respondem às necessidades de diferentes tipos de condutores. É um automóvel pronto para tudo.
- Nota: Tendo em especial atenção o modelo 100% elétrico, que tem sem dúvida alguma um potencial tremendo para conquistar o mercado Português, especialmente quando se olha para o seu preço.
Assim, o título de Carro do Ano 2025 vem consolidar a aposta da Citroën na inovação e na qualidade. Este prémio não só reconhece o excelente desempenho do C3, como também reforça a confiança dos consumidores Portugueses na marca francesa. É um produto prático, confortável e tecnologicamente avançado, sem comprometer o estilo e a sua reconhecida personalidade.
Então e o Renault 5?
Este é o carro do ano Europeu (em conjunto com o Alpine A290). Porém, foi penalizado por oferecer apenas motorizações 100% elétricas, um tipo de carro que ainda está longe da carteira dos consumidores Portugueses.
Além disso, também pecou por oferecer pouco espaço no banco traseiro e bagageira. Ainda assim, é o Elétrico do Ano em Portugal.