Connect with us

Empresas

Porto procura soluções inovadoras para melhorar a vida urbana

Bruno Fonseca

Publicado a

Foto: synchronicity-iot.eu
O Porto e mais sete cidades europeias estão a convidar as empresas a desenvolverem soluções para desafios vividos no contexto urbano. As melhores propostas receberão financiamento, num valor global superior a três milhões de euros, para implementação em 2019.
As candidaturas decorrem até final de setembro, sendo que cada município procura soluções tecnológicas em áreas definidas. No caso do Porto, o foco recai sobre mobilidade, envolvimento do cidadão e ambiente e bem-estar. 
 
Manchester, Helsínquia, Milão, Antuérpia, Carougue, Santander, Eindhoven e Porto: são estas as cidades parceiras que lançam o desafio de criação de serviços e soluções digitais. Os projetos devem tirar proveito da plataforma Synchronicity, desenvolvida em colaboração com estas cidades e ainda por cidades do México e da Coreia do Sul. Com este projeto – um investimento global de 20 milhões de euros, cofinanciado pela Comissão Europeia – pretende-se desenvolver um mercado global de IoT (Internet of Things/ Internet das coisas), no qual cidades e empresas desenvolvem serviços digitais positivos para os cidadãos e as economias locais.
 
A participação do Porto na Synchronicity manifesta o compromisso do Município, através da Associação Porto Digital, com a progressiva digitalização da cidade. A intenção é expandir os serviços baseados na infraestrutura tecnológica já existente, como são exemplo a rede de fibra ótica, já com 4000 km, ou a rede WIFI, que só em 2017 suportou mais de um milhão de dispositivos ligados. 
 
Com uma dotação superior a três milhões de euros, verba destinada a financiar as melhores propostas, o presente desafio tem candidaturas abertas até 30 de setembro. Os projetos a submeter devem apoiar a expansão tecnológica urbana, bem como contribuir ativamente para que os cidadãos e agentes de inovação nas cidades possam ser participantes ativos no desenvolvimento deste mercado digital único.
 
Com o objetivo de alargar a rede de parceiros, garantir a fácil replicação das soluções e, ainda, garantir o aumento do impacto das soluções propostas, as candidaturas podem ser desenvolvidas em consórcio de empresas e cidades europeias (além das que promovem a iniciativa). São elegíveis PME que possam implementar soluções de IoT que tenham já sido demonstradas, com tecnologia de TRL 6 ou superior.
 
As áreas de interesse estão definidas para todas as cidades, sendo que o Porto procura soluções tecnológicas nos domínios da mobilidade, do envolvimento do cidadão e do ambiente e bem-estar. Há ainda um desafio aberto para propostas que não se enquadrem em nenhuma destas áreas.
 
Até ao final de setembro, existirão diversos eventos de esclarecimento, online e off-line, para dar apoio ao desenvolvimento das candidaturas. Toda a informação sobre o concurso, condições da candidatura e os desafios do Porto estão disponíveis na plataforma Synchronicity.

Outras notícias de hoje:

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Hardware56 mins atrás

Intel vai ‘cortar’ no fornecimento de processadores Desktop

Os problemas nas linhas de produção de 14nm da Intel continuam… E por isso, de acordo com um novo leak/rumor,...

Hardware3 horas atrás

GTX 2060 – Placa adiada devido ao excesso de stock da GTX 1060

NVIDIA GTX 2060 – Está à espera da nova placa gráfica de média gama da NVIDIA, baseada na arquitetura Turing...

Especiais3 horas atrás

Outra vez!? Atualização de Outubro do Windows 10 tem mais bugs!

A vida não está nada fácil para a Microsoft e o seu Windows 10, visto que a versão 1809 continua...

Caça-promoções14 horas atrás

Smartphones – As melhores oportunidades do Black Friday

O Black Friday aproxima-se a passos largos, e com essa data, a nossa carteira começa a encolher-se com medo, o...

Saúde15 horas atrás

Guia – Sabe o que é a Vitamina D? Não? Devia…

A Vitamina D está na moda! Apesar de a definirmos como vitamina, é completamente diferente da maioria das outras. Isto...

Android16 horas atrás

Xiaomi Black Shark já está na Europa, Portugal incluído!

Acabámos de receber o comunicado oficial que refere que o Black Shark acabou de chegar à Europa. Esta empresa, com...

Android16 horas atrás

Homem casou com um holograma e não quer outra mulher

O mundo está definitivamente a tornar-se num lugar estranho. Eventualmente já existiam muitos comportamentos fora do vulgar em sociedades que...

Android16 horas atrás

Hands-on do Pixel 3 Lite chega à Internet e deixa fãs admirados!

Muito já se falou do Pixel 3 e do Pixel 3 XL, quer seja por bons ou por maus motivos....