Muitas vezes o sistema operativo é responsável por várias vulnerabilidades nas máquinas. No entanto, a culpa não é sempre dele. Dito isto, o software que acompanha os PCs também pode causar problemas. Uma equipa de investigadores descobriu que o software de gestão que está integrado no portátil Lenovo Yoga e Lenovo ThinkPad pode permitir que estes computadores sejam explorados por terceiros.
Atenção! Se tem um portátil Lenovo tem mesmo de ler isto!
Na prática foram descobertas duas vulnerabilidades no serviço ImControllerService que podem ser utilizadas para uma pessoa ganhar privilégios de administração. Escusado será dizer que isto vai permitir um controlo total do sistema.
Mais especificamente as vulnerabilidades são a CVE-2021-3922 e CVE-2021-3969.
Felizmente a Lenovo já disponibilizou um update que resolve este problema. Dito isto, quem atualizar para a versão 1.1.20.3 já não estará em risco. Este update chega de forma automática. No entanto, se por algum motivo não for instalado então terá de reiniciar o seu computador ou o serviço System Interface Foundation Service.
Entretanto pode verificar se está a utilizar a última versão do Lenovo IMController.
Abra o Explorador de Ficheiros e vá a c:\Windows\Lenovo\ImController\PluginHost\. Depois clique com o botão direito do rato em Lenovo.Modern.ImController.PluginHost.exe e escolha Propriedades. Vá ao separador Detalhes. A seguir veja a versão do ficheiro.
Já que falamos em updates não se esqueça que o último update da Microsoft deste ano já está disponível para o Windows 10 2004, v20H2, v21H1 e versão 21H2. O patch está disponível através do Windows Update, mas a Microsoft também publicou os links de download direto para os instaladores offline do Windows 10 KB5008212.
Windows 10 KB5008212 chega com várias correções! Atualize já
O KB5008212 é uma atualização de segurança. Mas só se já tiver aplicado a atualização cumulativa opcional do mês passado. Caso contrário, este update cumulativo também irá corrigir problemas de não segurança com a instalação do Windows.
Se já tem a versão 21H2 do Windows 10 (Atualização de novembro de 2021) vai ficar com a build 19044.1415. Se estiver no 21H1, ou seja, a atualização de maio de 2021 fica com a Build 19043.1415. Apesar das builds serem diferentes trata-se do mesmo conjunto de correções e melhorias de erros.
A Microsoft também publicou a atualização para a versão 2004 do Windows 10, mas lembre-se que este é o último patch para este sistema que agora chega ao fim.
Caso não queira utilizar o Windows Update pode fazer o download aqui.
As alterações principais:
Corrige problemas com a visualização de pastas no Explorador de Ficheiros.
Resolvida uma falha de erros de aplicações após a atualização.
Corrige problemas de renderização de fontes no Windows 10.
Resolvidos problemas com o Menu Iniciar, incluindo um bug onde as aplicações não aparecem no menu.
Corrige problemas com o processo de Pesquisa do Windows.
Mas não foi só o Windows 10 a ter direito a updates. A Microsoft lançou o Windows 11 KB5008215 que chega com boas notícias. Isto porque quando instalar esta atualização vai ficar com o Windows 11 mais rápido. Tudo porque foi finalmente resolvido o problema que fazia com que a velocidade de leitura e gravação fosse mais lenta, tanto nos discos rígidos como nas SSD. Escusado será dizer que isto tinha um grande impacto no funcionamento do sistema operativo da Microsoft.
Mas nem tudo diz respeito à velocidade. Nesta atualização as novidades começam logo no design. Logo à partida temos novos emojis que estão de acordo com o Fluent Design. Assim, os novos emojis ficam na mesma linha que outros produtos Microsoft como o Skype, Teams e outros.
Os emojis têm um design moderno e apesar da Microsoft ter prometido emojis 3D, eles são apenas 2D. Para além disso há outra novidade. A nova coleção inclui o Clippy como substituto para o emoji do clip de papel. Lembro que o Clippy fazia parte do Office em meados de 2000 e voltou devido ao pedido de muitos utilizadores.