A NVIDIA está muito atenta ao lançamento das primeiras placas gráficas da Intel, por isso mesmo, está pronta a mostrar os seus músculos no mundo dos portáteis, ao lançar uma nova RTX 3080 Ti Mobile, baseada no GPU Ampere GA103.
Uma placa gráfica que apenas irá encontrar nos portáteis mais poderosos do mercado.
Portáteis mais rápidos vão receber uma RTX 3080 Ti!
Portanto, a atual RTX 3080 Mobile da NVIDIA é baseada no GPU GA104, contando com a mesma exata configuração da RTX 3070 Ti desktop, ou seja, 6144 núcleos CUDA e uma interface de 256-bit. Mas isto vai mudar, visto que a nova RTX 3080 Ti vai ser baseada num GPU completamente novo, o GA103. Que por sua vez, é uma versão mais eficiente do GA102, um GPU que apesar de poderoso, é completamente incompatível com o mundo mobile, devido aos seus requisitos energéticos. (Infelizmente, ainda não conhecemos as especificações deste novo GPU)
Entretanto, esta placa gráfica vai chegar em pelo menos duas versões, como tem vindo a ser normal no mundo mobile para a NVIDIA. Ou seja, uma versão ‘standard’ e uma outra ‘Max-Q’.
Quanto ao consumo de energia, a atual RTX 3080 chega aos 150W sem grandes dificuldades, com esta nova RTX 3080 Ti a chegar aos 200W. Em suma, a ideia aqui é chegar a um nível de performance muito similar à RTX 3080 para computadores desktop.
Quanto ao lançamento e disponibilidade, é esperado que a RTX 3080 Ti Mobile com o GPU GA103 chegue aos portáteis mais poderosos do mercado, já no início do próximo ano. Afinal, o anúncio deve acontecer na CES 2022, ao mesmo tempo que também iremos ficar a conhecer a nova RTX 3090 Ti.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado numa nova placa gráfica mobile super premium, focada no mercado ‘high-end’? Ou preferia uma NVIDIA mais focada em melhorar o stock, e consequentemente, o preço das suas atuais RTX 30? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.