Como já dissemos várias vezes, o mundo da computação, quer queira quer não, vai mudar. A inteligência artificial apenas vai ganhar mais importância, e como tal, o hardware vai ter de ganhar algumas capacidades que hoje em dia pura e simplesmente não existem.
Isto significa que apesar do facto de o tradicional design de um portátil não mudar, porque… Quase nunca muda, é mais do que certo de que o hardware que dá vida a estas máquinas vai mudar, muito, e para melhor.
Vamos ver mais memória RAM, mais armazenamento, e muito mais processamento local para dar vida aos algoritmos IA. Dito tudo isto, a HP quer estar na fila da frente.
- LINK
Portáteis: HP quer dominar mundo empresarial com muita aposta em IA
Portanto, é inegável que os novos portáteis da HP são um indício daquilo que está a acontecer, e apenas vai ganhar um outro nível na indústria da computação. Ou seja, vamos ver cada vez mais componentes, e funcionalidades a pensar na Inteligência Artificial, seja em smartphones, tablets, ou claro, computadores portáteis.
Entretanto, segundo a própria HP, apesar de grande parte da IA ainda depender de servidores poderosíssimos a dar vida à Cloud, o futuro tem de ser híbrido. Ou seja, vamos continuar a aceder a vários serviços através da internet ou apps, porém, muito do processamento vai ter de acontecer localmente, graças à introdução de chips especializados. Isto vai tornar toda a tecnologia mais acessível, bem como também mais rápida e eficiente.
É por isso que os mais recentes portáteis da HP já chegam ao mercado equipados com os mais recentes processadores da AMD e Intel, que por sua vez já incluem unidades de processamento neural (NPU), ou seja, hardware otimizado e pensado para tarefas IA.
O que já existe de IA nos portáteis da HP?
Segundo a HP, já existem alguns “toques” de IA nas mais recentes máquinas da empresa. Como exemplo temos o HP Smart Sense, que é capaz de agregar dados sobre o funcionamento do computador, ajustando de forma automática o nível de desempenho, tendo em conta o comportamento térmico, onde por sua vez tem também em conta a posição em que está a máquina.
Ou seja, se tiver o portátil ao seu colo, ou em cima da cama, o desempenho vai ser um pouco mais reduzido face a uma utilização mais normal, como é o exemplo da sua secretária. Curiosamente, se por acaso já tirou um portátil a ferver de dentro de uma mala, estas novas máquinas da HP são capazes de identificar quando estão dentro de uma mochila, acionando a suspensão automática.
Além destes sistemas, temos ainda o AI Dynamic Color Tuning (afinação da cor do ecrã em função do local onde estamos), o Intelligent Hibernate (que gere a carga da bateria em função do nosso histórico de utilização do portátil) e suporta ainda o Windows Studio Effects, que permite, num único local, definir parâmetros para diferentes aplicações (como aplicar o mesmo fundo a diferentes sistemas de videochamada).
Aqui vale ainda a pena salientar que todas as equipas de desenvolvimento têm o IA em mente, e como tal, as coisas só vão ficar ainda mais “inteligentes”.
Que máquinas da HP tivemos em mãos?
O portátil de referência, e que mostra a estratégia da HP é sem dúvida alguma o Elitebook 1040 G11. Uma máquina equipada com um ecrã OLED de 14 polegadas, processadores Intel Core Ultra, até 32 GB de memória RAM e suporte a Wi-Fi 6E. Em Portugal os preços começam nos 1500 euros.
Muito Poly à mistura!
Além do IA, a HP também quer aproveitar ao máximo a aquisição da Poly feita há mais de um ano. Por isso, todos os portáteis “Pro” têm agora várias funcionalidades prontas a aproveitar algumas especificidades do ecossistema desta empresa. Como é o caso do sistema de som Poly Studio, ou até a capacidade de integração com câmaras Poly em ambientes de reunião. (Tem um portátil HP e está a falar? O sistema vai acionar a Webcam do seu portátil, para todos os elementos o conseguirem “olhar de frente”).
HP = Impressão!
Além destas novidades, a HP apresentou ainda uma nova tecnologia de impressão, chamada de TerraJet. Que promete baixar o custo de impressão ao oferecer maior eficiência, e claro, uma maior qualidade de imagem.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!