Se é daqueles que está sempre a mudar de dispositivos na sua Smart TV, um dia a consola, no outro o portátil, e noutro o leitor de Blu-ray, temos más notícias: está a acelerar o desgaste da porta HDMI da sua televisão. Pode não parecer, mas cada vez que liga ou desliga um cabo HDMI, está a aplicar uma pequena força numa peça frágil. Com o tempo, esse gesto repetido pode resultar em mau contacto, falhas de sinal ou até danos permanentes na porta. E reparar uma porta HDMI numa TV não é barato quando dá sequer para reparar. No entanto há uma forma de salvar as portas HDMI da sua Smart TV!
As portas HDMI da sua Smart TV não foram feitas para uso intensivo
A maior parte dos televisores modernos tem entre 2 a 4 portas HDMI. O problema é que estas ligações não foram desenhadas para serem constantemente utilizadas como entradas e saídas manuais. São estáveis e eficientes, mas frágeis. E quanto mais finas são as TVs, mais vulneráveis são os conectores internos.
Forçar o cabo, puxá-lo em ângulo, usar cabos rígidos ou estar sempre a alternar dispositivos pode resultar em:
- Portas soltas, onde o cabo HDMI já não encaixa bem
- Perda de sinal intermitente (a imagem some e volta)
- Desgaste da soldadura interna, impossível de reparar sem abrir a TV
- E no pior cenário, o circuito da entrada HDMI pode queimar
A solução simples (e barata): use um switch HDMI ou extensor
Se precisa de mudar frequentemente de dispositivo, a melhor solução é usar um Switch. Este pequeno acessório liga-se uma vez à porta HDMI da sua TV, e depois oferece várias entradas HDMI extra.
Em vez de mexer na porta da televisão, liga e desliga os seus aparelhos diretamente no switch, que costuma ser acessível e até incluir controlo remoto ou deteção automática do dispositivo ativo.
Outra opção, ainda mais simples, é usar um extensor HDMI curto e flexível (também chamado de “pigtail”). Funciona como um adaptador entre o cabo e a porta da TV. Assim, o desgaste e a pressão ficam no extensor e não no televisor.
Qual escolher: switch ou extensor?
Depende das suas necessidades:
Só quer proteger a porta? Um extensor HDMI já resolve o problema.
Quer ligar vários dispositivos ao mesmo tempo e alternar entre eles? Aposte num switch HDMI com múltiplas entradas (2, 3, 4 ou mais).
Ambos são baratos (entre 5 e 20€), fáceis de encontrar e podem poupar-lhe uma visita cara à assistência técnica.
Dica extra: use cabos HDMI flexíveis e de qualidade
Além do switch ou extensor, escolha cabos que não sejam demasiado rígidos. Evite fazer força ao encaixar ou retirar. Sempre que possível, desligue com o televisor apagado, e nunca puxe pelo cabo só pelo conector.
A porta HDMI da sua TV é como uma dobradiça: funciona bem durante muito tempo… até deixar de funcionar. E nessa altura, ou fica sem uma entrada essencial, ou paga caro para reparar se for possível.
Se muda regularmente de dispositivo, o melhor que pode fazer pela sua TV é simples: use um switch ou um extensor HDMI. É barato, eficaz e evita dores de cabeça no futuro.