Depois do meu dilema com a Via Verde, eis que hoje, com um outro carro de teste, voltei a viver um momento digno dos anos 2000.
Ou seja, mais uma vez num automóvel onde não tenho Via Verde associada (simplesmente não me apeteceu andar a trocar dados na aplicação), deparei-me com uma situação onde dos dois pórticos sem Via Verde, só existia o liderado por uma pessoa, visto o automático estar em manutenção.
Resultado? O caos!
Portagens: Pórticos com pessoas estão presos a 1999?
O que acontece quando és atentido por uma pessoa nas portagens? Simples, dizes bom dia ou boa tarde e pagas como em qualquer outro pórtico. O problema é que nestes pórticos apenas podes pagar com dinheiro ou cartão multibanco.
Isto é mesmo um problema? Sim é.
Eu, e muitas pessoas como eu, já não andamos com dinheiro, nem com cartão multibanco no nosso dia-a-dia. Aliás, eu nem carteira tenho. Os meus documentos estão no smartphone, e claro, pago tudo através de MB Way, ou Apple Pay/Google Pay.
Ou seja, pago a partir do meu telemóvel ou smartwatch. Mas, neste pórticos, por razões que eu desconheço, isso não é possível.
Ou seja, se nas máquinas podemos pagar com qualquer coisa, no lado das pessoas não. Resultado? Sai de lá com um papelinho com dados multibanco para pagar no caminho, ou quando chegar a casa.
Atenção, o senhor que me atendeu foi simpático e foi também muito rápido a dar-me o papel para pagar em casa. Mas, não deixa de fazer pouco sentido que isto ainda aconteça em 2025. Não seria mais fácil ter um terminal multibanco para eu me esticar e pagar? É assim tão complicado. Para quê limitar o raio de ação destes pórticos?
Sabe o que é mais curioso? A referência multibanco que me foi dada nem sequer funciona. Ou seja, estou no bom caminho para ainda receber uma multinha em casa por não pagar a portagem.
Este ano de 2025 está bonito para as portagens em Portugal.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!