São mesmo precisas tantas câmaras num telemóvel?


Por em

A grande maioria dos telemóveis topo de gama possui agora mais que uma câmera na traseira… Mas porquê? Depende do telemóvel e do fabricante, leia as próximas linhas para ficar a saber mais um pouco sobre o assunto.

Dito isto, no início, ter mais que uma câmera na traseira de um telemóvel era um luxo, apenas disponível nos telemóveis mais caros!

No entanto, hoje em dia, é algo que já existe na gama média, e até em alguns smartphones de gama baixa… Por isso, talvez valha a pena perceber o porquê de tanta câmera nos smartphones atuais.


Quanto mais lentes melhor!

mais que uma câmera

Módulos de câmera diferentes, e lentes diferentes, são melhores em tarefas… Claro está, diferentes.

Por exemplo, uma lente de ângulo amplo, com uma abertura mais baixa, é excelente para capturar imagens detalhadas não muito distantes, mas falha em capturar imagens de objetos em movimento.


  • A Samsung espera que as 4 câmeras salvem a sua gama média – Clique aqui

Enquanto que com uma câmera convencional, tirar duas fotos, com duas lentes diferentes não é muito útil… Afinal de contas, irá ficar com duas imagens medíocres.

Com um processamento especializado de imagem, como aquele que temos nos smartphones, é possível combinar as vantagens de ambas lentes, para criar uma imagem muito melhor!


Nota do Redator – Claro que combinar múltiplas imagem em uma só não é uma técnica nova. É assim que o HDR funciona.

Fotógrafos capturam múltiplas imagens, com diferentes níveis de exposição, para realçar partes diferente do objeto ou paisagem, combinando-as em ‘High Dynamic Range’.


O que os novos sistemas de câmeras fazem, é uma automatização deste processo! Aplicando-o quase instantaneamente, para produzir fotos com mais qualidade, especialmente em ambientes com pouca luz.

O dobro do Zoom!

As câmeras dos smartphones estão a evoluir a um ritmo alucinante, mas se há algo em que ainda falham bastante, é no zoom.

No fundo, os corpos dos smartphones atuais são demasiado pequenos e finos para conter a eletrónica e óticas necessárias para um ‘zoom’ verdadeiro.

Aliás, a Samsung até tentou lançar no mercado um telemóvel com isto em mente. Na forma do Galaxy S4 Zoom, mas rapidamente desistiu da ideia.

mais que uma câmera

Dito isto, ao utilizar múltiplas lentes, este problema fica menos notório.

A lente secundária de vários smartphones costuma ser ‘montada’ para um nível de zoom mais elevado, normalmente ‘2X’. Claro que os resultados não vão bater uma câmera DSRL, ou qualquer outro tipo de câmera ‘decente’…

Mas se o smartphone é a sua câmera do dia a dia, vai ser muito melhor que o ‘Zoom Digital’.

Depois, com o processamento de imagem temos também alguns ‘truques’, como o que a Samsung faz. Ao capturar duas imagens, para ‘adicionar/corrigir’ as porções da imagem que ficaram menos bem enquanto o zoom foi utilizado.

Uma lente para Cores e outra para Preto e Branco

mais que uma câmera

Em alguns smartphones com duas lentes, uma fica encarregue das cores, enquanto outra fica encarregue das imagens monocromáticas.

O que não resulta em duas fotos distintas… Mas sim, numa imagem que usa alguma informação da outra imagem, para aumentar os detalhes da outra.

Mais uma vez, todo o sistema depende do processamento de imagem.

Então e telemóveis com 3, 4 ou até 5 câmeras?

A ideia é exatamente a mesma!

Cada lente irá ter o seu objetivo, e o processamento de imagem irá fazer o trabalho de combinar todas as imagens, numa foto com mais ou menos qualidade, consoante o telemóvel em causa.


Tentámos explicar o uso das câmeras da maneira mais simples e resumida possível!

Se tiver alguma dúvida, ou quiser partilhar a sua opinião acerca do assunto, use os comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

Moto G6 Plus: A procura é muita mas vale realmente a pena?

‘Leaker’ afirma… Huawei vai dominar o mercado nos próximos 5 meses!

Seguinte